Em setembro deste ano, o Jornal do Carro adiantou que o Toyota Corolla Cross ganharia a nova variante esportiva GR-S no Brasil. Pois segundo o Auto Segredos, a versão da Gazoo Racing chegará ao País no primeiro semestre de 2022. O lançamento vai marcar o aniversário do modelo, que estreou há um ano e se tornou um fenômeno no mercado global.
Como o próprio nome sugere, a versão modificada pela divisão Gazoo Racing traz um visual mais esportivo ao SUV que, por aqui, tem o apelo de consumir e poluir menos, por herdar o sistema híbrido do seu irmão sedã Corolla. Dessa forma, o design do modelo seguirá a mesma base da versão asiática, que estrou em setembro no Japão.
Design arrojado
Embora sutis, as mudanças estéticas deram um ar mais destemido ao SUV. Na dianteira, ganhou molduras prateadas na base do para-choques que simulam um skid plate. A grade tem novo formato, um pouco menor e com fundo tipo colmeia, e interliga os faróis (com máscaras negras) e as luzes de neblina com acabamento black piano. Os retrovisores externos também vêm com detalhes em preto brilhante.
O tema continua pelas laterais, com molduras pretas e prateadas que percorrem a base das portas, fazendo-se de estribo. Por outro lado, na traseira, as lanternas escurecidas dão um tom sombrio. Há novamente um aplique prateado na parte inferior do para-choque. Por fim, tem o teto preto, que contrasta com a pintura vermelha do modelo nas fotos.
Na parte de dentro, o acabamento em preto prevalece e os bancos revestidos com couro têm o logotipo da grife GR-Sport. O botão de partida do motor também traz as letras “GR” em alusão à versão. E há grafismos exclusivos no painel de instrumentos. No mais, a parte de tecnologia continua a mesma, ou seja, vem com tela multimídia de 8 polegadas que tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
E a mecânica?
Se lá fora as motorizações continuaram iguais, por aqui não deve ser diferente. No Brasil, o Corolla Cross GR-S deverá usar o sistema híbrido, que combina o motor 1.8 híbrido Flex de 101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, e um elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Já a transmissão é CVT. Segundo a Toyota, o sistema gera potência combinada de 123 cv.
Mas o SUV traz ajustes mecânicos para além do design. A suspensão, por exemplo, foi recalibrada para ficar mais firme. A princípio, segue os passos do irmão Corolla GR-S, com novos amortecedores, barras estabilizadoras maiores e direção elétrica com novo ajuste. Dessa forma, a despeito de não ter mecânica mais forte, promete entregar um algo mais.
Em relação aos valores, ainda não há nada divulgado. Mas espera-se que o SUV com visual esportivo custe além dos R$ 192.690 pedidos pela atual versão topo de linha Special Edition.