Você está lendo...
Toyota Corolla Cross ganha versão esportiva que deverá vir ao Brasil
Notícias

Toyota Corolla Cross ganha versão esportiva que deverá vir ao Brasil

Corolla Cross com sobrenome GR-Sport adota mudanças que incluem retoques estéticos e mecânica retrabalhada; motorização não deve mudar

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

15 de set, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Corolla
Com base no modelo da Ásia, versão GR-Sport do Corolla Cross chega com visual mais arrojado e
Crédito:Toyota/Divulgação

Desde que estreou no Brasil, já com produção local em Sorocaba (SP), o Toyota Corolla Cross tem feito enorme sucesso de vendas. O SUV médio é um fenômeno e tem marcado presença entre os carros mais vendidos do País. Além de vender tudo o que é produzido na fábrica paulista, o utilitário se destaca por ser o único híbrido flex do segmento. E, agora, um ano após a estreia mundial, surge em nova variante: a GR-Sport.

Corolla
Toyota/Divulgação

A versão modificada pela Gazoo Racing acaba de estrear no Japão. Como o próprio nome sugere, o modelo traz um tempero mais esportivo ao SUV, que, no Brasil, tem o apelo de consumir e poluir menos, por herdar o sistema híbrido do sedã Corolla. Assim, tem tudo para a variante GR-Sport chegar ao Brasil em 2022, para marcar o aniversário do SUV.

Publicidade




Estética

O mais interessante é que, embora sutis, as mudanças estéticas deram um ar bem mais destemido e arrojado ao SUV. Molduras prateadas na base dos para-choques simulam skid plates. Enquanto a grade tem novo formato e interliga faróis (com máscara negra) e pequenas luzes de neblina, com acabamento em black piano. O resultado convence e continua pelas laterais, novamente com molduras pretas e outra prateada que percorre a base das portas, fazendo-se de estribo.

Na traseira, as lanternas escurecidas dão um tom sombrio. Há novamente um aplique prateado na parte inferior do para-choque. Por dentro, acabamento é preto e os bancos revestidos com couro têm o logotipo da grife GR-Sport. O botão de partida do motor também tem as letras "GR" em alusão à versão. E há grafismos exclusivos no painel de instrumentos.

Corolla
Toyota/Divulgação

Muda também a mecânica?

Por fim, tem teto pintado em preto, que contrasta com a pintura vermelha do modelo das fotos. Retrovisores externos também vêm com acabamento em preto brilhante. Entretanto, a exemplo de outros modelos preparados pela Gazoo Racing, o Corolla Cross GR-Sport não traz alterações mecânicas.

Dessa maneira, se lá fora, as motorizações continuaram iguais, por aqui, não deve ser diferente. No Brasil, há opção do sistema híbrido, que combina o motor 1.8 híbrido Flex (101 cv) e um elétrico de 72 cv. Além deste, o SUV oferece a opção 2.0 16V flexível, com até 177 cv de potência. Entretanto, em outros países, não há alimentação bicombustível.

Mas o SUV traz ajustes mecânicos para além do design. A suspensão, por exemplo, foi recalibrada para ficar mais firme. A princípio, seguindo os passos do irmão Corolla GR-S, o SUV recebeu novos amortecedores, barras estabilizadoras maiores e direção elétrica com novo ajuste. Dessa forma, a despeito de não ter mecânica mais forte, promete entregar um algo mais.


Sobre chegada ao Brasil, as evidências apontam que o Corolla Cross GR-Sport seja lançado aqui já em 2022. Entretanto, questionada pelo Jornal do Carro, a Toyota se limitou a responder que não comenta "possíveis produtos e projetos futuros". Caso venha, a versão certamente custará além dos R$ 192.690 pedidos pela versão topo de linha Special Edition.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião