A GM revelou oficialmente sua primeira picape elétrica, a Chevrolet Silverado EV. O modelo estreia na famosa feira de tecnologia em Las Vegas, a CES 2022. Em termos gerais, diferencia-se por completo das versões tradicionais a combustão. Isso porque utiliza a plataforma global que comporta as baterias Ultium, aplicadas na Hummer EV. Assim, além de possuir porte maior, a Silverado elétrica tem desempenho mais forte.
Principal aposta da Chevrolet nos Estados Unidos, a Silverado EV já está disponível para reservas por lá, mas as primeiras entregas estão previstas para 2023. Na apresentação, a GM anunciou duas configurações exclusivas. A primeira é a RST First Edition, voltada ao público geral. A segunda, chamada de WT, é destinada a frotistas.
”A Chevrolet revolucionou constantemente a franquia Silverado para torná-la a potência que é hoje”, exaltou o vice-presidente da Chevrolet, Steve Hill. ”A Ultium é um facilitador crítico do desempenho de uma picape de próximo nível para clientes de frota e varejo, estejam eles atualmente dirigindo um Silverado ou considerando uma picape pela primeira vez”, complementou Hill.
Mais de 600 km de autonomia
Nas duas configurações, a picape apresenta números bastante impressionantes. Um deles, inclusive, é a autonomia que chega a 643 km. Contudo, alguns detalhes diferenciam uma da outra. A variante topo de linha RST, por exemplo, oferece 644 cv de potência e cerca de 107 mkgf de torque. Dessa forma, na aceleração, a estimativa da GM é que a versão faça de 0 a 60 km em 4.5 segundos. Além disso, ela entrega capacidade máxima de 4,5 toneladas de reboque e até 590 kg de carga.
No caso da WT, os números são relativamente menores. Enquanto na RST a potência ultrapassa os 600 cv, essa versão oferece 510 cv de potência e 85 mkgf de torque. A capacidade é de 3.6 toneladas de reboque e 544 kg de carga útil. De acordo com a GM, essa configuração será lançada inicialmente para os clientes frotistas. No entanto, logo depois, a Chevrolet apresentará um modelo com reboque máximo de 9 toneladas.
Modelo bem equipado
Além do bom desempenho, a Silverado EV também impressiona nos equipamentos. Além da tração nas quatro rodas, o que possibilita uma experiência off-road, o chassi vem com suspensões dianteiras e traseiras independentes. Assim, transferem a potência para as rodas de 24 polegadas, aumentando sua força.
O modelo ainda possui uma suspensão a ar adaptável automática, que permite que o veículo seja levantado ou abaixado em até 50 milímetros, e uma porta traseira Multi-Flex que pode acomodar carga de até 3,5 m de comprimento.
No mais, a picape, que está com linhas mais expressivas e formato quadrado, traz conjuntos de luzes de LED que atravessam de ponta a ponta a dianteira do utilitário. Além disso, há um compartimento sob o capô que disponibiliza mais espaço para bagagens, e o teto solar é panorâmico.
Tecnologia de ponta
O interior da Silverado EV traz uma ampla lista de equipamentos. A tela de entretenimento, por exemplo, possui 17 polegadas e conexão com Android Auto e Apple Carplay. Já atrás do volante, há um display de 11 polegadas e um head-up de 14 que aparece no visor do motorista.
Outro sistema que vai auxiliar a condução é a tecnologia de assistência hands-free, que permite o motorista conduzir o veículo sem as mãos no volante por mais de 360 km em estradas.
Por fim, vale destacar que ambas as versões possuem carregamento ultrarrápido de 350 kW. Mas não é só. Com um sistema PowerBase, a picape oferece até 10 tomadas que fornecem 10,2 kW. Sendo assim, é possível compartilhar energia com outro veículo EV, motos elétricas e, até mesmo, com uma casa.
Valor?
A nova Chevrolet Silverado EV terá produção na fábrica ”Zero Factory” – voltada apenas para veículos elétricos – que fica em Detroit, nos Estados Unidos. O modelo entrará em linha a partir do primeiro semestre de 2023 com a configuração WT, que terá preço inicial de US$ 39.900. Na conversão direta para o real, fica em aproximadamente R$ 227 mil. Logo no segundo semestre, segundo a GM, a versão RST entra em cena e chegará pelo preço de US$ 105 mil. Ou seja, cerca de R$ 599 mil.
Apesar de não ter confirmações, é bem possível que a picape chegue ao Brasil por conta do crescimento expressivo do segmento no país. Mas, pode levar um tempo considerável. Por ora, lá fora, a caminhonete será rival direta da Ford F-150 Lightning e as futuras opções no segmento de picapes com zero emissões.