A Toyota não tem tanta tradição com modelos esportivos e versões apimentadas de seus carros de linha. Entretanto, a fabricante japonesa levou alguns modelos esportivos ao Salão de Tóquio (Japão). Os destaques foram o conceito GR GT3 e o GRMN Yaris, preparados pela divisão esportiva da marca, a Toyota Gazoo Racing.
No caso do GRMN Yaris, serão apenas 500 unidades produzidas. A edição limitada será vendida no segundo semestre deste ano, apenas no Japão. Se você, brasileiro, gostou do modelo anabolizado, saiba que ela não se baseia na versão feita no Brasil – que acaba de ser reestilizada.
Trata-se de um modelo totalmente ajustado por pilotos profissionais. A sigla GRMN, aliás, significa Gazoo Racing tuned by “Meister of Nürburgring“ – ou seja, Gazoo Racing afinado pelo “Mestre de Nürburgring”, em referência aos pilotos de teste que fazem o trabalho de desenvolvimento na lendária pista alemã.
O GRMN Yaris foi desenvolvido com a mentalidade “driver first“. Em outras palavras, seu aperfeiçoamento foi feito tendo quem está ao volante como prioridade. Dessa forma, cada carro poderá ser adaptado para o estilo de direção do motorista, tornando-o mais seguro e fácil de dirigir.
Maior e mais magro
Dentre as soluções, o GRMN Yaris usa diferencial de deslizamento limitado mecânico e relação de câmbio (manual de seis marchas) mais curta. Houve melhoras na força de frenagem e, por fim, mais aderência e estabilidade em curvas. O motor, no entanto, continua o mesmo 1.6 turbo de três cilindros e 268 cv. Em suma, o ganho em desempenho não vem do motor em si, mas das demais modificações realizadas pela Gazoo Racing em termos de mecânica. E, claro, na estética.
O GRMN Yaris tem tração esportiva leve nas quatro rodas, além de fibra de carbono no capô, teto e spoiler traseiro. Inclusive, não tem bancos traseiros, o que resultou em 20 kg a menos que o GR Yaris convencional. Já a largura recebeu incremento de 10 milímetros para melhorar a estabilidade. Nesse sentido, a altura é 10 mm menor para favorecer o centro de gravidade.
GR GT3 Concept
E não para por aí. A Toyota Gazoo Racing, que também apresentou o SUV elétrico bZ4X (desenvolvido em conjunto com o Subaru Solterra) em versão tunada, usou o Salão de Tóquio como palco para o novo GR GT3 Concept. Como o próprio nome sugere, trata-se de um modelo para as pistas e seu visual remete a um cupê esportivo inspirado em modelos alemães de BMW e Mercedes-Benz, com capô bem longo e grande aerofólio sobre uma traseira bem curtinha.
Embora a marca tenha dado evidências de seguir o caminho contrário, a maioria dos GT3 têm base em modelos convencionais. O Mercedes-Benz AMG GT e o Bentley Continental, por exemplo, são a base de suas respectivas versões GT3. Nesse sentido, há especulações de que a marca está realizando uma espécie de clínica. Ou seja, dependendo da aceitação, o Toyota GR GT3 poderá originar um novo esportivo, posicionado acima do veterano Supra.
Ainda não há confirmação, muito menos previsão para estreia. A Toyota não deu nem detalhes sobre desempenho ou dados técnicos do bólido.