Antes mesmo de encerrar as atividades de suas fábricas aqui no Brasil, a Ford já tinha foco voltado para as mais categorias mais rentáveis de SUVs e de picapes em seu portfólio mundial. Mas, os sedãs da marca do oval azul ainda resistem em alguns mercados. Depois de alguns vazamentos, as imagens oficiais do novo Mondeo – o bom e velho Fusion que nós tivemos por aqui – foram reveladas. No entanto, ainda que esteja com aquela saudade de um sedã da Ford, não se anime! Somente as concessionárias chinesas venderão o modelo..
Baseado no crossover Evos, o sedã de três volumes faz parte de uma nova identidade visual da Ford. Batizada de ”Progressive Energy in Strenght” (energia progressiva na força, em inglês), a nova linha de design trouxe uma cara mais esportiva e musculosa ao modelo, que apresenta uma personalidade mais forte.
”Nosso objetivo era criar uma forma aerodinâmica e avançada que expressasse energia e força, proporcionando espaço e conforto. A forma forte e que enfatiza a largura, os gráficos frontais exclusivos e a postura poderosa trabalham juntos para dar aos nossos veículos uma presença confiante”, afirmou em nota o Diretor de Design da Ford China, Max Wolff.
De cara nova
Feito com base na plataforma C2 da Ford, o Mondeo está mais quadrado, com linhas mais robustas. Na dianteira, por exemplo, o destaque fica para a faixa de LED que atravessa a frente do veículo. Contudo, um ponto que também chama atenção é a grande frontal, que está maior e mais larga, e conta com efeito 3D.A lateral impressiona pelos traços, que trouxeram um porte parrudo para o sedã. E para agradar o público chinês, as maçanetas são retráteis.
Por fim, a traseira é a parte da carroceria que mais exibe a nova identidade. O teto possui uma inclinação que remete a um modelo cupê. Mas, em contrapartida, são as lanternas que mais causam impacto com traços verticais iluminados.
Além disso, vale dizer que o sedã cresceu de tamanho. Agora, ele possui 4.93 m de comprimento, 1.50 m de altura e 2.94 m de entre-eixos. Ou seja, em relação à gereação anterior, ele está 6 cm mais longo e com entre-eixos 9 cm maior.
Interior promete tecnologia de ponta
A Ford ainda não mostrou as imagens do interior do Novo Mondeo. No entanto, há especulações de que o SUV-cupê Evos continue servindo de inspiração para os equipamentos do sedã. Dessa forma, pode ser que ele venha com duas telas grandes no painel com resolução 4K e o sistema Sync Plus na central multimídia.
Motor do Evos?
Apesar das expectativas, a montadora alemã também não forneceu detalhes sobre o conjunto mecânico do novo Mondeo. Contudo, o emblema ”245” estampado na traseira do veículo pode indicar que o motor será o 2.0 turbo a gasolina quatro cilindros – o mesmo do Evos. Esse, oferece cerca de 246 cv de potência e um torque de 38,3 mkgf. O câmbio é automático de 8 marchas.
Por fim, ao que parece, o sedã chegará ao mercado chinês ainda neste ano. Porém, mesmo sendo exclusivo para o país asiático, muitos esperam que ele seja vendido em outros lugares. Agora é esperar para ver.