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Chery Tiggo 8 Plus híbrido chega na China de olho no mercado brasileiro
Mercado

Chery Tiggo 8 Plus híbrido chega na China de olho no mercado brasileiro

Modelo estreia com motor 1.5 quatro cilindros combinado com dois elétricos que, juntos, geram 330 cv de potência; SUV da Chery pode fazer quase 80 km/l

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22 de jan, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Caoa Chery
Chery Tiggo 8 Plus híbrido promete chegar aos 100 km/h em menos de 5 segundos
Crédito:Chery/Divulgação

O mercado de híbridos e elétricos vem despertando cada vez mais o interesse do público brasileiro. De olho nisso, várias fabricantes tem cada vez mais ofertado opções eletrificadas. A próxima a abraçar essa causa deve ser a Caoa Chery, que pode trazer o Tiggo 8 Plus e+, híbrido que estreou na China – pelas mãos da Chery.

Conforme noticiado pelo Jornal do Carro há quase um ano, o Chery Tiggo 8 Plus híbrido chegaria ao Brasil com tecnologia plug-in e alimentação flex. À época, já se sabia que o SUV de sete lugares usaria o motor 1.5 quatro cilindros turbo que possibilitaria ao grandalhão ir da inércia aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos.



Entretanto, ao contrário das informações vagas de outrora, agora é possível entender como o SUV de sete lugares conseguiu tamanho desempenho. O modelo, que acaba de estrear do outro lado do mundo, tem como base a mecânica híbrida Kunpeng e+, que une o propulsor a combustão a dois elétricos. Um em cada eixo. Ou seja, tração integral.

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No total, o trio gera 330 cv e 52 mkgf de torque, de acordo com a Chery chinesa. Alimentado por baterias de lítio, o modelo híbrido plug-in é capaz de rodar até 100 km só usando o modo elétrico. O seu consumo médio médio chega a impressionantes 100 km/l. Considerando que o motor a combustão precisará ser adaptado para aceitar os dois combustíveis, o eventual modelo vendido aqui provavelmente não alcançará esse número – mas ainda deve apresentar um consumo muito baixo.

Estética

Na parte do design, o modelo híbrido tem lanterna traseira com desenho interno diferente da versão a combustão. A lente, em síntese, é mais clara que a versão com motorização convencional. As rodas, portanto, seguem iguais.

Chery Tiggo 8
Car News China/Reprodução

Da porta para dentro, destaque para a telona central que forma uma única peça (como nos Mercedes-Benz). No entanto, são três telas. O quadro de instrumentos em LCD tem 7″, a central multimídia tem 12,3″ e, por fim, há um display de 8 polegadas para manuseio do ar-condicionado.

Chery Tiggo 8
Chery/Divulgação

Enquanto aguarda a versão híbrida, por ora o brasileiro terá que se contentar com o novo Tiggo 8 Plus convencional (motor 1.6 turbo de 187 cv). Nesse meio tempo, a Caoa Chery vem trabalhando a nacionalização do modelo híbrido, que já está em testes no Brasil.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.