Mesmo antes da pandemia da Covid-19, o Salão do Automóvel de São Paulo já tinha pulado fora da programação de eventos da cidade, naquela que seria a edição de 2020. Nem mesmo a proximidade com a Fórmula 1 foi capaz de manter o evento no calendário. E o motivo foi, basicamente, falta de quórum. À época, importantes montadoras como General Motors e Toyota, entre outras, já haviam declinado o evento.
Agora, com a pandemia levemente mais controlada, com a população quase 100% vacinada e a vida voltando ao normal, hora de pensar, de novo, sobre o Salão. No entanto, se faz necessário dar nova cara.
De olho nisso, a empresa organizadora RX (antiga Reed Exhibitions Alcântara Machado) já havia definido o Autódromo de Interlagos como local da mostra, conforme você acompanhou no Jornal do Carro. O mês de realização do evento também havia sido cravado: agosto. Além disso, tem novo nome, “São Paulo Motor Experience by Salão do Automóvel”. Agora, de acordo com a Automotive Business, mais algumas curiosidades sobre o evento vieram a público.
A começar pela data. Por ser um período com menos chuvas – afinal, será a céu aberto -, a mostra paulistana vai acontecer mais precisamente entre os dias 6 e 14 de agosto. A data, inclusive, já foi reservada pela organizadora do evento junto à prefeitura da capital, com publicação no Diário Oficial do município.
De acordo com informações da Automotive Business, entre 2 e 6 de agosto ficam previstas ações como montagem de estandes e eventos pontuais com patrocinadores.
Participação das fabricantes
Ainda está cedo para que a RX comente sobre número de montadoras participantes. O evento sequer consta no calendário da página da empresa na internet. Porém, de acordo com a publicação, até o momento, seis fabricantes já estão confirmadas.
Para quem não se lembra, a última edição do Salão do Automóvel aconteceu em 2018, tendo como palco o São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, capital paulista. A mostra bienal, que aconteceria em 2020, não aconteceu – pelos motivos apresentados no começo do texto. À época, teve adiamento para 2021. Contudo, a pandemia impediu a realização do evento.
Em síntese, além de custoso, o Salão do Automóvel não desperta mais o interesse das fabricantes como outrora. Numa época de investimento em ações pontuais, como relacionamento com influenciadores digitais e potenciais clientes, por exemplo, as fabricantes enxergam que o formato tradicional (de apenas expor carro ao público em um espaço, sem a possibilidade de vendas) não tem valido a pena.
“É necessário fazer um evento que represente as tendências globais do setor, porém mais barato.” disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, à época do cancelamento do Salão de 2020. Alguns executivos chegaram a citar que um estande custava media de R$ 20 milhões. À época, 15 marcas declinaram o evento.
Detroit perdeu espaço
Vale lembrar que altos custos e formato antigo não são vilões apenas por aqui. O Salão de Detroit, Estados Unidos – embora não assuma -, perdeu seu posto para a feira de tecnologia CES, evento que acontece em Las Vegas (EUA). Na ocasião, a organização alegou que o salão norte-americano mudou a data por causa do inverno rigoroso. Assim, foi de janeiro para meados do ano. Mas não colou! Afinal, desde sempre as temperaturas ficaram abaixo de 0° por lá no começo do ano – e nunca haviam impedido a realização do evento.
Já o Salão Duas Rodas se manterá no mesmo lugar. Portanto, acontecerá no São Paulo Expo. Data: 1 a 6 de novembro. Para obter mais informações, acompanhe (aqui).