Os anos 1990 foram marcados no Brasil pelo sucesso das minivans. Esse foi um dos motivos que levou as marcas francesas a apostarem nesses modelos por aqui. A Renault, por exemplo, iniciou sua operação em São José dos Pinhais, no Paraná, com a Scénic, em 1998. Agora, quase duas décadas e meia depois, o modelo vai abandonar as antigas formas de monovolume, e seguirá a tendência de ”suvização” e eletrificação. Ou seja, a minivan vai virar um SUV com motor elétrico, tal como foi feito com o novo Mégane, que deixou no passado as carrocerias hatch, sedã e perua.
Apesar das especulações de uma variante de sete lugares, a única certeza é de que o Scénic E-Tech terá cinco assentos. De acordo com a apuração do site inglês Auto Express, o modelo ainda será baseado na plataforma CMF-EV, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Com isso, o novo SUV vai ficar acima do Mégane e será um possível rival do Volkswagen ID.4.
Além das informações, o site ainda publicou uma projeção mostrando como pode ficar o visual do modelo. A apresentação do elétrico da marca francesa está prevista para maio deste ano. Contudo, a previsão de chegada no mercado é até 2024. E, com o novo Mégane já confirmado no Brasil, há grandes chances do Scénic também ser vendido por aqui.
Compacto?
Nas projeção, o visual do Scénic remete bastante ao novo Mégane, que se encaixa no segmento de compactos. Mas, em questões de tamanho, espera-se que ele seja mais alto, o que pode fazer com que ele alcance outra categoria. Focando no design, a dianteira do modelo pode trazer uma pegada bem futurista, com vincos no capô e no local da grade. Os faróis são retangulares e bem finos.
Já na parte traseira, a projeção mostra faróis conectados, o que passa uma impressão de largura no SUV. Além disso, um ponto que vale atenção é a cor da carroceria, puxando a tendência bitom com o teto em preto.
Na parte de dentro, o Scénic pode, novamente, pegar referências do Mégane. Dessa forma, pode vir de fábrica com um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 12”, na vertical. Por fim, o sistema deve ter conexão sem fio tanto para Android Auto quanto Apple CarPlay.
Deve ter mais de uma versão
Ainda de acordo com o site, a plataforma CMF-EV pode fazer com que o Scénic tenha duas versões diferentes no mercado. Uma delas seria equipada com uma bateria de 40 kWh. A segunda, portanto, teria foco em longas viagens, com uma bateria superior a 60 kWh. Mas, ainda não há confirmações.
Com base nos recentes planos divulgados pela Aliança, espera-se que os próximos modelos apresentem um alto nível de tecnologias de assistência ao motorista.
SUV Mégane chega a 220 cv
Quando o CEO da Renault, Luca de Meo, disse que focaria em SUVs no Brasil, ninguém cogitava a volta do Mégane. Mas, as surpresas não param. Para se adequar à nova demanda da clientela, ele – que já esteve no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 em forma de hatch e sedã – virou um utilitário esportivo.
O novo Mégane vem ao Brasil na versão topo de linha. Nela, a bateria de 60 kWh rende autonomia de até 470 km. No desempenho, são 220 cv de potência e um torque máximo de 30,6 mkgf. Na Europa, tem uma versão com números mais modestos: 130 cv e autonomia de 300 km. Segundo a Renault, o Mégane E-Tech chega aos 100 km/h em 7,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 160 km/h.
Na lista de itens de série, como não pode faltar hoje em dia, tem condução semiautônoma. O pacote traz controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, por exemplo. No mais, há som premium Harman Kardon e Park Assist também estão na lista.