Autonomia de quase 530 km, tração integral, motorização elétrica e design bem resolvido. Foram esses os principais ingredientes que deram a vitória ao Kia EV6 na edição 2022 da premiação Carro do Ano realizada na Europa. Nunca antes um modelo sul-coreano havia sido eleito na mais importante premiação do Velho Continente- e uma das principais do mundo.
Com chegada próxima ao mercado brasileiro, o elétrico obteve o primeiro lugar, somando 279 pontos. Havia, em síntese, total de sete concorrentes. Na sequência, aparece o Renault Mégane E-Tech, com 265 pontos. Na base do pódio, o primo Hyundai Ioniq 5 (261).
O EV6 ficou acima de sete finalistas. Para completar a lista tem, ainda o Peugeot 308 (191 pontos) – o único a combustão. Skoda Enyaq iV (185), Ford Mustang Mach-e (150) e Cupra Born (144) vêm na sequência. No total, a premiação contou com 18 elétricos entre 39 competidores. Nesse sentido, quase metade era composta por modelos zero emissão.
Time de peso
Para justificar a escolha, o júri, a princípio, ressaltou as qualidades do novato. “Trata-se do melhor carro elétrico entre os finalistas. Oferece as mesmas virtudes do Ioniq 5, entretanto, com mais refinamento, qualidade, além de mais atraente em termos estéticos”, defenderam os jornalistas especializados. O time, portanto, tinha 59 jornalistas automotivos de 22 países da União Europeia.
Geralmente, o vencedor do prêmio era anunciado durante o Salão Automóvel de Genebra (Suíça). Entretanto, o cancelamento da mostra exigiu a realização do evento por meio online.
O EV6 é, por fim, o terceiro veículo elétrico a receber o título de melhor carro do ano da Europa. A primeira geração do Nissan Leaf, a princípio, alcançou a honra em 2011. A premiação está na 59ª edição. O primeiro vencedor do “European Car of the Year” foi, portanto, o Rover 2000. A edição inaugural do evento aconteceu em 1964.