No fim de 2016, a Hyundai mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo um conceito da picape Creta STC. Na ocasião, foi tido como certo que a marca sul-coreana entraria na disputa com a Fiat Toro, que estrou no Brasil no início daquele ano. Pois bem, mais de cinco anos depois, surge o primeiro flagra de uma picape da marca em solo brasileiro.
Na imagem publicada pelo perfil BF//MF, no Instagram, a novíssima Hyundai Santa Cruz, lançada há apenas sete meses nos Estados Unidos, aparece sobre um caminhão cegonha. A unidade aparentemente é da versão topo de linha, com pintura bege. Não há indicações concretas de que o modelo esteja em testes no País. Entretanto, curiosamente, também aparece sobre o caminhão a recém-lançada Ford Maverick, que desembarcou importada do México em fevereiro.
De acordo com as informações, as duas picapes foram vistas na região de Pouso Alegre (MG). Estariam a caminho da fábrica da Fiat em Betim para testes locais? Por ora, trata-se apenas de um flagra sem grandes revelações. Mas, a venda da Santa Cruz por aqui não é uma surpresa. Afinal, a Hyundai está de olho no segmento de picapes faz tempo.
E aí, vem?
O fato é que, com a chegada da rival Ford Maverick, cresce a possibilidade de a Hyundai oferecer a Santa Cruz no mercado nacional. A dúvida é quem ficará a cargo da produção. Sabe-se que a capacidade da fábrica da HMB em Piracicaba (SP) está no limite após o lançamento da nova geração do SUV Creta. Por outro lado, em Anápolis (GO), na unidade que pertence à Caoa, o ix35 acaba de sair de linha, e o New Tucson está por um triz.
Aqui, é importante lembrar, ainda, que a Santa Cruz usa a mesma base da nova geração do SUV médio, lançada no ano passado. Ou seja, poderia então a Caoa montar a Santa Cruz e o novo Toucson em solo goiano. Porém, é esperar para ver.
Picape para novo segmento
A Hyundai chama a Santa Cruz de SAV (veículo esportivo aventureiro), num trocadilho com SUV (veículo utilitário esportivo). E quer explorar essa mistura de estilos. Dessa forma, a ideia da fabricante sul-coreana é exatamente a mesma da Fiat ao lançar a Toro no Brasil: ter um SUV compacto com caçamba e boa capacidade de carga.
No caso da Santa Cruz, entretanto, só o porte é similar ao da Toro. A nova picape tem 4,97 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,69 m de altura e 3 metros de entre eixos. Desse modo, a cabine tem espaço para cinco passageiros com mais conforto e tecnologia. Inclusive, a picape média da Hyundai é mais comprida que a Maverick (4,95 m). Já a caçamba tem sistema que permite uma extensão do assoalho. E capacidade de reboque chega as 2,2 toneladas.
Segundo o presidente e CEO da Hyundai North America, Jose Muñoz, a Santa Cruz ”atende às necessidades cotidianas de seus compradores que querem aventura, enquanto os motores potentes e eficientes, e a excelente capacidade de manobra garantem prazer em ambientes urbanos ou off-road”.
Motorizações
No mercado norte-americano, a Santa Cruz é vendida em quatro versões de acabamento e duas motorizações, além de opção com tração integral HTRAC. Sendo assim, a Hyundai oferece duas opções de motorizações a gasolina. Uma é o quatro -cilindros Smartstream 2.5 GDI, com injeção direta, que gera cerca de 192 cv de potência e 24,8 mkgf de torque máximo.
Já a versão turbo 2.5 T-GDI, que equipa as versões mais caras, surpreende ao entregar até 278 cv e 42,7 mkgf, ou seja, potência superior a entregue até por picapes médias, como Toyota Hilux, Ranger e Volkswagen Amarok. Assim, ambas podem receber a tração integral.
Nas versões de entrada, o câmbio é automático de oito marchas. Nas mais caras, a Hyundai usa o câmbio automatizado de dupla embreagem, também de oito marchas. Nos EUA, a picape média parte do valor de US$ 23.990. Ou seja, R$121.456 na conversão atual.