Restando pouco mais de dois meses para o lançamento, o novo Honda HR-V já tem um hotsite no Brasil para os interessados se cadastrarem. A página traz uma imagem sombreada da dianteira do SUV compacto e um formulário que pede nome, e-mail, CPF e telefone celular para quem quiser “acompanhar todas as novidades” do New HR-V.
A nova geração do SUV estreia no País em agosto, com produção na fábrica de Itirapina, em São Paulo. O modelo da geração anterior teve a produção encerrada no início de 2022, quando a Honda concluiu a migração da produção de automóveis da unidade de Sumaré para a nova fábrica no interior paulista, que fica próxima de Campinas.
Completamente reformulado, o Honda New HR-V promete mexer com o segmento da mesma forma que o modelo anterior, lançado em 2015. O SUV compacto foi líder de mercado por dois anos seguidos (2015-2016). E, mesmo tendo sido superado pela dupla Jeep Renegade e Compass nos anos seguintes, manteve-se sempre entre os SUVs mais vendidos.
HR-V virá mais tecnológico
Há menos de um mês, o Jornal do Carro conversou com o CEO da Honda América do Sul, Atsushi Fujimoto. Na ocasião, o executivo confirmou os próximos cinco lançamentos da marca no Brasil. E o primeiro deles será justamente a nova geração do HR-V, que, nas palavras de Fujimoto, “vai estabelecer uma nova referência no segmento”.
Para tanto, o SUV apostará em um robusto pacote tecnológico. Tal como contamos aqui em março, o New HR-V será o primeiro carro nacional conectado da japonesa. Ele vai estrear o sistema My Honda Connect, com Wi-Fi nativo e aplicativo para smartphones que permitirá dar comandos remotos e acessar dados como autonomia e localização, por exemplo.
Mesmo motor da linha City
A princípio, o novo Honda HR-V terá duas opções de motores para brigar na entrada e no topo do segmento, inclusive contra rivais maiores, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Serão quatro versões ao todo. As mais acessíveis terão o motor 1.5 DI flexível com injeção direta de combustível, comando de válvulas variável duplo e tuchos hidráulicos. Ou seja, é o mesmo motor que equipa os novos City hatch e sedã, com 126 cv e 15,5 mkgf de torque.
Já no topo da gama, o New HR-V terá o mesmo 1.5 turbo da geração anterior. Entretanto, ele será flexível, e ficará mais potente. A expectativa é de que mantenha os 173 cv e 22,4 mkgf com gasolina, e alcance 177 cv e 24,4 mkgf com o combustível vegetal. Ambos os motores (aspirado e turbo) virão com câmbio automático CVT. Quanto aos preços, o SUV certamente virá acima da linha City, com valor inicial na faixa dos R$ 120 mil. O turbo deve superar os R$ 150 mil.