A releitura moderna e elétrica da Volkswagen Kombi, batizada como ID.Buzz, finalmente vai chegar às garagens dos entusiastas. Entretanto, por ora, apenas na Europa, começando pela Alemanha, o seu país de origem. Por lá, o modelo teve as vendas iniciadas nesta sexta-feira (20), por preços a partir de € 54.430 (R$ 283 mil, na conversão direta).
O montante é pedido pelo ID.Buzz Cargo, a versão furgão. Já a configuração para cinco ocupantes não sairá por menos de € 64.581 euros (pouco mais de R$ 335 mil) na versão completa Pro. Por lá, entretanto, esse valor será um pouco mais leve, afinal, ao contrário do Brasil, o governo alemão oferece vantagens para quem compra carros elétricos.
Na Alemanha, o governo concede um subsídio de € 7.500 euros (R$ 39 mil) para veículos elétricos que custem entre € 40 mil (R$ 208 mil) e € 65 mil euros (R$ 337 mil). Os donos, a princípio, ficam livres de impostos por 10 anos.
O que oferece?
Com sobrenome Pro, em síntese, o VW ID.Buzz vem com sistemas como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, ar-condicionado de duas zonas e aviso de saída de faixa. O quadro de instrumentos digital mede 5,3 polegadas. Para a multimídia, tela sensível ao toque de 10″ (tem outra de 12″ como opcional). E tem espelhamento via Android Auto e Carplay.
De acordo com a Volkswagen, os primeiros ID.Buzz virão com bateria de 77 kWh. Maiores, são capazes de carregar em estações de até 170 kW. Assim, sua rapidez é suficiente para elevar a carga das baterias de 5% a 80% em apenas 30 minutos. Uma carga completa rende autonomia de, aproximadamente, 420 km. Em síntese, o ID.Buzz tem motor elétrico de 204 cv que traciona as rodas traseiras. O torque máximo (disponível imediatamente) é de 31,6 mkgf.
Em termos de estética, vem com pintura saia-e-blusa. Ou seja, em dois tons (são 11 opções). E tal como na “Velha Senhora”, tem o capô em forma de “V” e portas laterais para acesso ao espaço traseiro. Aqui, porém, há portas corrediças dos dois lados. As rodas de fábrica têm 18″, mas há opções de 19″, 20″ e até 21″. Sua chegada ao Brasil é esperada para 2024.