Em meados de 2023, a Honda vai lançar no Brasil o ZR-V. Este é o SUV médio da marca feito sobre a base da nova geração do Civic, que está confirmado para o País e tem lançamento previsto para até agosto do ano que vem. Ele será rival direto do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, e promete chegar para disputar a liderança do segmento, que é um dos mais aquecidos do mercado brasileiro nos últimos anos.
Assim, a Honda finalmente liberou detalhes técnicos e imagens do ZR-V nos EUA, onde será vendido já neste mês com o nome HR-V. Entretanto, a despeito do batismo, não tem relação com o SUV compacto. O novo HR-V, inclusive, estreia no Brasil em agosto. Mas o ZR-V será maior, com 4,56 metros de comprimento – ante 4,34 m no HR-V global. No mais, o SUV do Civic tem 1,83 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Como não poderia deixar de ser, o mais novo integrante da Honda reúne elementos visuais semelhantes ao novo Civic. Logo de cara, os faróis com formato horizontal chamam a atenção, assim como a grade hexagonal com moldura em colmeia.
Nas laterais, molduras pretas nos para-lamas têm a missão de dar mais robustez ao SUV. As capas dos espelhos retrovisores externos levam o mesmo tom, que também tinge o aerofólio e as rodas de liga-leve (conforme a configuração escolhida). Os tamanhos variam entre 17″ e 18″. Na parte de trás (onde se esconde um porta-malas de 690 litros de capacidade), as lanternas têm acabamento escurecido. Segue, assim, a cartilha do Civic.
Interior
Da porta para dentro, a princípio, o HR-V norte-americano também segue as características do Civic. Em ambos, linhas retas e central multimídia de 7″ ou 9″. Salvo as saídas de ar, o SUV tem praticamente o mesmo painel do irmão sedã, inclusive volante e quadro de instrumentos (digital de 7″) iguais.
Na lista de equipamentos, está presente o pacote Honda Sensing. Nele, 10 air bags, sistemas de auxílio em tráfego e reconhecimento de placas de trânsito. Alerta de ponto cego só nas versões topo de linha. Por falar nisso, são três versões de acabamento: LX, Sport e EX-L.
No mais, vem com ar-condicionado de duas zonas, controlador de descida e três modos de condução (Normal, Eco e Snow). Figuram, por fim, sensor de fadiga, espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e carregador wireless para smartphones.
Motorização
Também como no Civic, o ZR-V (ou HR-V norte-americano) leva debaixo do capô dianteiro o motor 2.0 aspirado i-VTEC de 160 cv. Nele, o torque de 18,9 mkgf fica disponível a 4.200 rpm. Quem ajuda na missão é o câmbio automático do tipo CVT. Já a tração pode ser dianteira ou integral, dependendo da versão.
Todavia, cabe salientar que, no Brasil, espera-se que o Honda ZR-V tenha a opção de motor 1.5 turbo flex de 182 cv e 24,5 mkgf. E tem também a propulsão híbrida, que, na Europa, será composta pelo conjunto e:HEV – dois elétricos + 2.0 de 184 cv (como no Civic).
Em relação a preços, o novato parte de US$ 23.650 (pouco mais de R$ 115.000 na conversão direta). Por aqui, provavelmente, partirá de aproximadamente R$ 160.000. Afinal, seu rival direto Corolla Cross – que é cerca de US$ 1.000 mais barato por lá -, tem preços entre R$ 158.780 e R$ 206.210 na tabela brasileira.