A Hyundai divulgou nesta sexta-feira, 1º de julho, as primeiras imagens do novo HB20, que estreia neste mês. As fotos oficiais chegam dois dias depois de o hatch compacto ser flagrado sem disfarces, revelando o visual renovado. A reestilização de meia vida vem três anos após o lançamento da atual geração do modelo, em 2019. Ela tenta “corrigir” o desenho muito criticado na época, desta vez com inspiração no europeu i20 e na nova geração do Tucson.
Tal como o novo Creta, a linha 2023 do Hyundai HB20 mostra ousadia no visual. A dianteira é mais comportada e tem LEDs diurnos que contornam a parte de cima dos faróis, que agora tem formato mais tradicional – e menos pontiagudo. Já a traseira surpreende por mudar de forma mais profunda, com lanternas em “L” simétricas e interligadas, que dividem a tampa do porta-malas. Os para-choques também foram totalmente modificados.
Por enquanto, a marca sul-coreana não revelou detalhes da cabine. Mas, como se trata de uma reestilização, é possível que as mudanças sejam mais discretas. Ainda assim, fica a expectativa para uma mudança no painel, que pode ganhar novas telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Uma das possibilidades é que o novo HB20 tenha duas telas de 10 polegadas conectadas em uma peça única, tal como ocorre no hatch i20.
Mecânica atualizada
Além de mudar o desenho, o novo Hyundai HB20 deverá ter novidades no motor para se adequar aos novos limites de emissões e ruídos do Proconve L7. Assim, ganhará mais versões com o motor 1.0 turbo TGDI flex. Além disso, especulações apontam que o motor 1.0 aspirado de três cilindros ganhará ajustes para ficar mais eficiente e reduzir o consumo de combustível. Já os câmbios continuarão a ser manual ou automático, ambos com seis marchas.
E o sedã HB20S?
Ao que parece, o sedã HB20S não ganhará sua reestilização junto com o hatch. A versão com carroceria três volumes também será reestilizada, mas deve estrear mais para o fim do ano. A dianteira deverá ser rigorosamente a mesma do hatch. Já a traseira pode ter menos alterações, já que o visual – também mais clássico e elegante – agradou mais que o hatch.
Hyundai HB20 em seu melhor momento
A reestilização chega no melhor momento do HB20 no mercado brasileiro praticamente dez ano. Em 2021, o hatch feito na fábrica de Piracicaba (SP) foi o automóvel mais emplacado do País. Ele perdeu apenas para a picape Fiat Strada. Já em 2022, o compacto mantém o ritmo. Em maio, foi o carro mais vendido do Brasil. E, no acumulado, soma 34.897 unidades de janeiro e maio. Ou seja, 4.996 exemplares a mais que o arquirrival Chevrolet Onix.