A Audi finalmente começou a eletrificar seus carros a combustão no Brasil. A marca das quatro argolas apresentou os modelos da família A em versões híbridas leves no Festival Interlagos, entre os dias 7 e 10 de julho. A mudança não vem ao acaso. Na verdade, o trio A3, A4 e A5 recebem sistemas híbridos para se adequarem aos novos limites de emissões do Proconve L7. Mas, além de diminuir as emissões, a eletrificação aumentou o desempenho.
No caso do A3, campeão de vendas da Audi no Brasil, o motor 2.0 turbo a gasolina ganhou conjunto híbrido leve de 48 volts. Assim, passa a gerar 204 cv de potência (ante 190 cv), mas perde torque, que cai de 32,6 mkgf para 30,6 mkgf. O sedã e o hatch Sportback estão à venda nas versões S Line e Performance Black. Ambos mantém a aceleração de zero a 100 km/h em 7,4 segundos, e a transmissão automatizada S tronic de dupla embreagem e sete velocidades.
O sedã médio A4 e o A5 Sportback também ganham o conjunto híbrido leve de 48V. A partir de agora, passam a entregar os mesmos 204 cv da linha A3. Entretanto, o torque mantém os 32,6 mkgf. De acordo com a Audi, as mudanças tornaram os veículos mais rápidos. O A4, por exemplo, reduziu a aceleração de zero a 100 km/h de 7,3 segundos para 7,1 s. Já o A5 baixou de 7,3 s para 7,2 s. A transmissão também é a S tronic de sete marchas.
A3 é recheado
As novas gerações do A3 sedã e Sportback foram apresentadas no Brasil em 2021 e são basicamente o mesmo carro, exceto pela diferença de volume no porta-malas. O hatch tem compartimento com capacidade de 380 litros, enquanto o sedã comporta 425 litros de volume no bagageiro. No visual, o destaque fica com os faróis e lanternas Full LEDs, além da grade frontal mais robusta, com entradas de ar maiores, e das rodas de liga leve aro 18.
Por dentro, ambos trazem de série central multimídia de 10,1 polegadas sensível ao toque. Além disso, há o quadro de instrumentos Audi Virtual Cocktip de 12,3″, que permite customização. Na versão topo de linha, Performance Black, há toques esportivos nos bancos elétricos dianteiros, assim como telo solar panorâmico. Na lista de opcionais, há os faróis adaptativos de LEDs Matrix, spoiler traseiro de fibra de carbono e iluminação ambiente na cabine.
A4 e A5 sem muitas novidades
O Audi A4 traz um ar mais elegante, mas não passou por mudanças no visual. Disponível nas versões Prestige e S Line, o sedã conta com faróis de LEDs, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, bem como câmeras de ré e cinco modos de condução desde a Prestige. A S Line adiciona itens como, por exemplo, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa (LDWS), teto solar elétrico, ar-condicionado de 3 zonas e rodas de liga leve de 19″.
Por fim, o Audi A5 Sportback tem no mercado nacional apenas a versão S Line. Além das linhas musculosas e do teto com estilo cupê, o modelo vem de fábrica com os faróis Full LEDs Matrix, pacote de luzes ambientes e rodas de 19 polegadas. Por dentro, destaque para o volante multifuncional com acabamento de alumínio texturizado. Há também o pacote completo de auxílio ao condutor, com recursos semiautônomos de segurança.
Vale dizer que a Audi disponibilizou o A4 e o A5 Sportback para o programa de assinatura Luxury Signature. Ambos estão disponíveis na plataforma e podem ser locados por valores a partir de R$ 7.120 para o A4, e de R$ 8.390 para o A5.
Veja os preços:
Audi A3
- Sedã 2.0 S line – R$ 269.990
- Sportback 2.0 S line – R$ 269.990
- Sedã 2.0 Performance Black – R$ 289.990
- Sportback 2.0 Performance Black – R$ 289.990
Audi A4
- A4 Sedan Prestige 2.0 – R$ 294.990
- A4 Sedan S line 2.0 – R$ 317.990
A5 Sportback
- A5 Sportback S line 2.0 – R$ 351.990