A Volkswagen deu início à construção da sua primeira “giga fábrica” de baterias para carros elétricos na Alemanha. A unidade, que fica em Salzgitter, receberá um investimento maciço de mais de 20 bilhões de euros até 2030 e promete contratar cerca de 20 mil pessoas na Europa. Tal como a Tesla e outras marcas, incluindo a General Motors, a VW chama a nova fábrica de “Gigafactory” por conta do tamanho equivalente a 30 campos de futebol.
Com gestão da PorwerCo, a unidade terá capacidade anual de 40 gWh e vai fornecer baterias para cerca de 500 mil veículos elétricos. Dessa forma, a nova empresa será responsável por gerenciar as operações internacionais, bem como cuidará do desenvolvimento da tecnologia das células. A produção, inclusive, está prevista para começar em meados de 2025.
Vale dizer que a PowerCo também estará à frente de toda a cadeia de valor das baterias e do fornecimento de equipamento das fábricas da VW. Assim, a ideia é que, mais para frente, sejam incluídos novos produtos como, por exemplo, sistemas de armazenamento para a rede de energia. De acordo com as informações, já existem projetos de mais três fábricas, sendo que a próxima será em Valência, na Espanha. No entanto, além da Europa, a marca também estuda levar outras unidades para a América do Norte.
Baterias flexíveis
Sendo um passo importante na estratégia de mobilidade da VW, o grupo revelou que pretende trabalhar com células de baterias prismáticas unificadas. Ou seja, segundo a marca, são produtos que apresentam uma química nova, que é flexível e compatível com cerca de 80% dos modelos. Dessa forma, permitirá uma redução de 50% nos custos totais.
Com base nisso, o plano é operar seis fábricas de células na Europa até 2030, e aumentar o volume total de 40 GWh para 240 GWh. De acordo com a própria Volkswagen, alguns protótipos já estão em testes. E, até o momento, esses modelos demonstraram um alto desempenho em relação à autonomia, tempo de recarga e segurança.
“O negócio de células de bateria é um dos pilares da nossa estratégia ‘New Auto’, que fará da VW um fornecedor líder da mobilidade sustentável e orientada por software. Estabelecer nossa própria fábrica de células é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos”, disse o CEO da Volkswagen AG, Herbert Diess.
Padronização e expansão
Embora seja um projeto de longo prazo, a VW diz que irá estabelecer novos padrões de sustentabilidade e inovação. Essa ofensiva será um importante passo para enfrentar outras fabricantes de baterias como, por exemplo, a BYD – que superou a Tesla.
Recentemente, inclusive, um estudo feito pela Bloomberg Intelligence afirmou que a Tesla pode perder posição nas vendas para a Volkswagen. Isso porque a marca alemã, além de ter um portfólio consolidado, traz cada vez mais autonomia e sistemas extras para os seus modelos, sem contar agora com os investimentos na criação de baterias e suprimentos.
Para continuar crescendo, a VW já confirmou que haverá uma padronização não só nos equipamentos e estruturas, mas também em produtos, processos e serviços. Portanto, as fábricas poderão ser convertidas rapidamente para novas linhas de produção. De acordo com a alemã, cada fábrica vai operar 100% com fontes de energia renovável.