A nova geração do Citroën C3 está na reta final para a estreia no mercado brasileiro, em agosto. E a marca continua a divulgar detalhes do hatchback com estilo SUV. A última novidade é o porta-malas, que terá 315 litros de capacidade volumétrica. Ou seja, o novo C3 terá o maior bagageiro da categoria, superando rivais diretos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. O compartimento é razoavelmente maior que o do Peugeot 208, que tem 265 litros.
Com produção iniciada em março na fábrica da Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro, a nova geração do C3 vai apostar no porte e visual de SUV. Ou seja, terá bons ângulos de entrada e saída, e carroceria robusta, com dianteira e linhas de cintura mais altas. Outro detalhe interessante é a distância entre-eixos de 2,54 metros – maior, por exemplo, que o Fiat Pulse, com 2,53 m. Entretanto, o comprimento ficará na média do segmento, com 3,98 m.
Com tais medidas, o novo C3 promete se tornar referência em espaço interno. Mas não é só. A marca francesa já antecipou alguns conteúdos do compacto. Por exemplo, o hatch terá controles de estabilidade e de tração, quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10,25 polegadas e espelhamento sem fio com Android Auto e Carplay.
Estreia em agosto
Logo no início de julho, a Citroën emplacou as primeiras unidades do novo C3, e o registro no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelou versões e motores do modelo. O hatch terá ao menos seis configurações quando chegar às lojas. São elas: Live 1.0, Feel 1.0, First Edition 1.0, Feel 1.6, Feel 1.6 Pack AT, First Edition 1.6 AT.
Nas versões de entrada, o hatch terá, portanto, motor 1.0 Firefly de três cilindros e seis válvulas de origem Fiat. A calibração será a mesma do Peugeot 208, já dentro dos novos limites de emissões. São 71 cv de potência e 10 mkgf de torque a 3.250 rpm com gasolina, e 75 cv e 10,7 mkgf com etanol. Neste caso, o câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Já as opções Feel, Feel Pack e First Edition terão o motor 1.6 flex de quatro cilindros e 16 válvulas da PSA. Este gera potência de 113 cv e torque de 15,4 mkgf a 4.250 rpm com o derivado do petróleo, e 120 cv e 15,6 mkgf com o combustível de origem vegetal. As opções de câmbio se dividem entre manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Trata-se da mecânica do Peugeot 208. Além destas, é esperada uma versão elétrica no futuro.
Carro de volume
Esta nova geração do Citroën C3 terá a missão de vender o que o modelo nunca vendeu no Brasil. A marca francesa pretende lançar o hatch com preços competitivos. Dessa forma, é esperado que tenha preço inicial próximo de Renault Kwid e Fiat Mobi, atuais hatches de entrada do mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, com motor 1.6 flex e câmbio automático, terá condições de disputar também com modelos maiores, como Argo, HB20, Onix e cia.
Versão “pelada”
Para ter preço inicial na faixa de R$ 70 mil, o novo Citroën C3 descartará vários itens. Inclusive a tela multimídia de 10 polegadas no painel. Por fora, conforme apurou o jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a versão de entrada Live vai descartar também a pintura em duas cores, o rack no teto e até o limpador do vidro traseiro. O C3 básico terá ainda puxadores de porta na cor preta (sem pintura) e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.