Além de contratos milionários e patrocínios de várias grifes, alguns jogadores profissionais de futebol sequer precisam gastar para ter um carrão na garagem. É o caso dos astros que defendem a camisa do Real Madrid. Após quase 20 anos, o clube espanhol encerrou o contrato com a Audi, e acaba de assinar com a BMW. Assim, seus craques – como Benzema e Vinicius Jr. – poderão escolher um dos elétricos da marca bávara. Há cinco disponíveis: i4, iX3, i7 e iX1, além do iX, recém-lançado no Brasil (veja o vídeo abaixo). Basta escolher.
Isso é, portanto, fruto do patrocínio da fabricante alemã ao time campeão da Champions League. Por meio do acordo, as equipes de futebol da primeira divisão (masculina e feminina), e de basquete, bem como a comissão técnica e dirigentes do clube, terão acesso aos veículos. O objetivo da aliança entre a BMW e o Real Madrid consiste em colaborar e desenvolver diferentes iniciativas no campo da mobilidade, sustentabilidade e diversidade.
De olho no futuro
Nesse sentido, a parceria criará um centro de colaboração, um “hub para a sustentabilidade”, no qual, por meio de sessões de trabalho com outros colaboradores oficiais do clube, serão partilhadas boas práticas para alcançar uma aprendizagem comum. Este fórum servirá também como gerador de ideias destinadas a promover projetos inovadores que tenham um impacto positivo no ambiente e na sociedade.
Entre as ações, contudo, estão alguns trabalhos sobre iniciativas específicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do novo estádio Santiago Bernabéu. Vem, a princípio, sendo chamado de “Next Sustainability Trophy”. A meta é premiar projetos de inovação e sustentabilidade dos participantes de forma a dar visibilidade a todas as iniciativas que contribuam para a proteção do meio ambiente.
“O Real Madrid representa não só a instituição desportiva de referência a nível mundial, mas também uma entidade em constante evolução. Há um firme compromisso com a sustentabilidade, solidariedade, diversidade e espírito vencedor. Vamos trabalhar em conjunto por esses valores e principalmente pelo respeito ao meio ambiente”, argumenta Manuel Terroba, presidente do BMW Group Espanha, citando que, em 2022, o BMW Group celebra 50 anos desde que mostrou o seu primeiro carro elétrico.
Como é o iX?
Concorrente de modelos como Audi e-tron, Mercedes-Benz EQC 400 e Porsche Taycan GTS, o SUV elétrico BMW iX chegou ao mercado nacional no fim de maio. Os 30 primeiros modelos esgotaram já na pré-venda – em janeiro. Preços praticados hoje: entre R$ 670.950 e R$ 850.950. Mas, de acordo com a BMW, outras 200 unidades seguem em “fila virtual” e chegam por aqui neste semestre.
Com versões xDrive40 e xDrive50, o BMW iX – prodizido em Dingolfing (Alemanha) – tem motorizações diferentes de acordo com a configuração. No primeiro, o rende 326 cv de potência e 64 mkgf de torque. Tais números garantem que o modelo vá de 0 a 100 km/h em 6 segundos.
Já o iX xDrive50 desenvolve 523 cv. O torque, no entanto, fica em 77,7 mkgf. Até os 100 km/em precisa de 4,6 segundos. A velocidade do modelo – que tem até grade regenerativa -, por fim, fica limitada a 200 km/h.