A Porsche liberou uma atualização de software para o sedã elétrico Taycan como parte da linha 2023. Desde o seu lançamento, em 2020, o esportivo já vendeu cerca de 75 mil unidades no mundo. E, agora, todas poderão ser atualizadas para o ano/modelo 2023, tal como ocorre nos celulares atuais. As melhorias e revisões dependem dos recursos disponíveis em cada mercado. No entanto, a marca alemã diz que haverá evoluções de assistência ao condutor e de conectividade. Bem como no sistema de recarga e até mesmo no motor.
Todo esse processo não será cobrado pela Porsche. Dessa forma, os donos do sedã precisam apenas ir a uma concessionária realizar a atualização do software. Por ora, ainda não será feita de forma remota. De acordo com a montadora, o processo demora até um dia. Os modelos que receberão mais alterações serão os mais antigos. Já os novos virão com os recursos de fábrica. Inclusive, a alemã projeta uma futura atualização por OTA (Over The Air).
“Novas funções foram adicionadas e outras foram revisadas ou ajustadas para oferecer uma experiência ainda melhor ao cliente. Após essa atualização, quem já dirige um Taycan terá uma agradável surpresa ao ver o quanto o veículo foi aperfeiçoado desde então”, declarou Kevin Giek, vice-presidente da linha Taycan.
O que tem de novo?
As principais mudanças estão relacionadas à conectividade do sedã, com melhorias no Porsche Communication Magement (PCM). Dessa forma, os donos do Taycan vão contar com nova interface revisada. Ou seja, com novas funções na central multimídia. Bem como novas cores de iluminação nas versões topo de linha, facilidade de acesso e melhor sistema de navegação. Além disso, haverá integração com o aplicativo de streaming Spotify, habilitação do espelhamento sem fio com Android Auto e melhorias no comando de voz.
Outra novidade importante está nos recursos de assistência ao condutor. É o caso, por exemplo, do sistema Park Assist, que terá maior alcance. O sistema que pesquisa as estações de carregamento rápido (DC) está ainda mais preciso. Por fim, segundo a Porsche, uma maior frequência vai ajudar o Taycan a ganhar em torno de 50 km de autonomia.
Redução de energia
As atualizações também trazem melhorias no conjunto elétrico. Nas versões de motor duplo, o dianteiro é “desconectado” nos modos de condução Normal e Range. Assim, o Taycan trabalha com o motor traseiro para poupar energia. Além disso, há uma alteração no resfriamento das baterias, que trabalham melhor em baixas temperaturas usando o calor interno. Dessa forma, aumenta a autonomia e reduz o tempo de carregamento.