No dia 27 de abril, a Volkswagen mostrou uma imagem da ID.Buzz Pickup em homenagem ao Dia Mundial do Design. Pois agora, a versão picape da Kombi elétrica teve uma patente registrada na Europa e pode ganhar produção nos próximos anos. O desenho industrial, inclusive, é o mesmo que foi publicado há quatro meses, no que a montadora chamou de um ”rascunho inédito”. Embora o registro não signifique que o modelo será lançado, mostra o interesse da VW em expandir a linha ID com base na van elétrica, que já tem as versões Pro e Cargo no mercado.
Vale dizer que a Kombi com caçamba não é literalmente uma novidade. A van nessa configuração já existiu no mercado global e já esteve à venda, até mesmo, no mercado brasileiro em meados dos anos 70 até os 90. Além disso, tinha configuração com cabine simples e dupla. No entanto, seria a primeira vez que a alemã aposta em uma picape 100% elétrica que, lá fora, poderia rivalizar com a Ford F-150 Lightning – que está cotada para chegar ao Brasil em breve.
Por agora, a Volkswagen então se prepara para analisar um potencial mercado para a ID.Buzz Pickiup. Importante lembrar que, na época da divulgação da imagem, o ex-CEO do Grupo da América, Scott Keogh, disse que a montadora está com um grande interesse em produzir uma picape movida a baterias. Ele, inclusive, é responsável hoje pela recém-formada marca Scout, que pretende comercializar veículos elétricos com foco em off-road. A sub-marca da VW deve lançar nos próximos anos um SUV elétrico baseado no antigo Scout para os EUA. E uma picape derivada do modelo também estaria nos planos. Ou seja, nada está certo.
Afinal, como é?
O desenho da picape foi feito por Klaus Zyciora, chefe de design do Grupo Volkswagen, e mostra o mesmo conceito da ID.Buzz revelado em 2017. Dessa forma, tem o padrão dos desenhos da linha ID da VW. Mas, ao invés do formato em ”pão de forma”, a van, pensada para ter cabine dupla, ganhou portas traseiras menores, com uma abertura convencional. Ou seja, não é de correr como o modelo tradicional.
Além disso, a caçamba, com certeza, é o que mais chama atenção no desenho. Isso por parecer que tem um bom espaço, apesar de ter um comprimento curto. Nas laterais, ao que parece, há um degrau embutido para que os usuários subam facilmente no utilitário. Outro foco de atenção são as lanternas traseiras, que parecem ser conectadas por uma faixa de luz de LEDs e chegam a invadir a lateral da van.
Mesmo motor elétrico
Para se mover, é possível que a variante picape da Kombi elétrica venha equipada com o mesmo conjunto elétrico das outras versões. Ou seja, deve utilizar o pacote de baterias de íon de lítio de 82 kWh e um motor elétrico de 204 cv que traciona as rodas traseiras. O torque máximo (disponível instantaneamente) é de 31,6 mkgf. Enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 145 km/h.
Importante lembrar que, segundo a VW, os primeiros ID.Buzz virão equipados com uma bateria de 77 kWh. Maiores, serão capazes de carregar em estações de até 170 kW. Dessa forma, sua rapidez é suficiente para elevar a carga das baterias de 5% a 80% em 30 minutos. E uma caga completa pode render uma autonomia de 420 km.
Van parte de R$ 280 mil
Já disponível na Europa nas versões Pro e Cargo, a ID.Buzz está em pré-venda na Alemanha desde maio. Os preços partem de 54.430 euros, o equivalente a R$ 283 mil na conversão direta e sem taxas. O montante é pedido pelo ID.Buzz Cargo (furgão). Já a configuração para cinco ocupantes tem preço sugerido de 64.581 euros (pouco mais de R$ 335 mil) na versão completa Pro. As entregas começam no último trimestre deste ano.
Nessa linha, a VW já prepara outras configurações da van 100% elétrica. De acordo com as informações, além do modelo com cinco lugares, haverá ainda versão de seis lugares com duas fileiras de três assentos. A marca também já confirmou a versão GTX, com uma provável tração nas quatro rodas, e uma variante com sete ou oito lugares.