O iCar é o carro elétrico mais barato do Brasil. Importado da China pela Caoa Chery, o modelo tem motor com potência equivalente a 61 cv, roda até 282 km entre as recargas, tem 3,2 metros de comprimento e pode levar quatro pessoas. Portanto, trata-se de um automóvel 100% urbano. Tabelado a R$ 144.990, a novidade é R$ 2 mil mais barata que um Renault Kwid elétrico, por exemplo.
O Jornal do Carro avaliou o modelo com exclusividade no Brasil. E constatou sua desenvoltura e versatilidade em congestionamentos e em avenidas de tráfego rápido, como a marginal do rio Tietê. A faixa expressa da via, em São Paulo, tem limite de velocidade de 90 km/h.
Colaboram com isso os modos de condução, econômico e esportivo, ativados por botões abaixo da tela sensível ao toque do kit multimídia. O sistema permite parear o celular para ligações e ouvir músicas, por exemplo. Porém, não há conexão com Android Auto nem com Apple Carplay. Segundo os engenheiros da Caoa Chery, em breve o iCar terá esses recursos.
iCar é completinho
O Caoa Chery iCar é completinho. Há vários recursos vindos de carros maiores e mais caros. É o caso, por exemplo, do alerta de obstáculos e da câmera atrás. Aliás, o modelo é repleto de soluções eletrônicas voltadas à conveniência e segurança. Entre elas estão faróis com acendimento automático, retrovisores, travas e vidros elétricos. Esses têm sistema do tipo um toque para abrir e fechar.
Além disso, há ajustes elétricos dos dois bancos da frente. O do carona tem um interessante recurso que desloca o encosto e o assento para a frente e para trás. Comum em cupês de luxo de marcas alemãs, facilita o embarque e o desembarque de quem vai no banco traseiro. Para isso, basta pressionar um botão na lateral externa do encosto.
Atrás também há nichos para levar objetos pequenos. Bem como cintos de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis. Outro destaque é o teto de vidro. Exclusivo para o mercado brasileiro, o equipamento deixa a cabine mais iluminada. Da mesma forma cria a sensação de maior espaço.
Recarga pode ser feita em menos de 40 minutos
O acabamento da cabine inclui revestimentos com texturas variadas e couro sintético nos bancos, que têm espuma bem macia. Assim, ajuda a filtrar os solavancos gerados pelas imperfeições do piso. Afinal, a suspensão tem de ser firme para suportar as baterias instaladas no assoalho. Além disso, as rodas são de liga leve e calçadas com pneus 165/65 R15.
O bagageiro, com capacidade para 100 litros, acomoda apenas mochilas. Porém, o banco traseiro é bipartido. Ou seja, os encostos podem ser baixados de forma individual. Assim, dá para acomodar, por exemplo, compras de supermercado e malas. Assim como objetos grandes.
Segundo a Caoa Chery, repor as baterias, de 30,8 kWh, em carregadores rápidos, de 50 kW, requer menos de 40 minutos. Em sistemas convencionais, como os de casas e escritórios, a recarga completa é feita em cerca de cinco horas. Além disso, o iCar tem plugue do tipo 2, o mais comum no Brasil. E vem ainda com um carregador portátil com três pinos para tomadas convencionais de 220 volts.
Modelo urbano
Bom de guiar, esperto e prático, o Caoa Chery iCar é ideal para quem circula principalmente em cidades. Assim como para os que fazem viagens curtas, como São Paulo a Campinas, Rio de Janeiro a Cabo Frio e Salvador a Morro de São Paulo, por exemplo. Porém, segundo a Caoa Chery, com custo até 80% menor que o de um carro equivalente a combustão.