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Novo Hyundai HB20S entra em pré-venda e chega neste mês às lojas
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Novo Hyundai HB20S entra em pré-venda e chega neste mês às lojas

Com visual renovado e vários equipamentos inéditos, Hyundai HB20S sobe de nível e tem até abertura automática do porta-malas; veja os preços

Diogo de Oliveira

17 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Novo Hyundai HB20S 2023
Novo Hyundai HB20S linha 2023 está a caminho das concessionárias e já pode ser reservado
Crédito:Hyundai/Divulgação

Dois meses após a revelação, o novo Hyundai HB20S entra em pré-venda no mercado brasileiro. Conforme o Jornal do Carro antecipou, o sedã compacto da linha HB20 chega com valores que vão de R$ 85 mil até R$ 120 mil – exceto em São Paulo, onde custa mais caro por causa do ICMS maior (veja os preços e versões abaixo). O modelo tem algumas diferenças em relação ao hatchback, dentre elas a inédita abertura automática da tampa do porta-malas.

Outra exclusividade da versão de três volumes são as novas lanternas, que iluminam de ponta a ponta. No HB20, o conjunto óptico acende apenas nas laterais, enquanto a moldura central tem um refletor. Com isso, o Hyundai HB20S lembra a nova geração do sedã médio Elantra, que ainda não veio ao Brasil – mas foi flagrado em testes por aqui. Por fim, o modelo tem opção de interior na cor cinza claro, tal como em versões anteriores do HB20S.

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Novo Hyundai HB20S 2023
Hyundai/Divulgação

Preços e versões do novo Hyundai HB20S

  • Comfort 1.0 flex MT5 – R$ 85.890
  • Limited 1.0 flex MT5 – R$ 91.390
  • Comfort 1.0 turbo flex AT6 – R$ 105.290
  • Platinum 1.0 turbo flex AT6 – R$ 111.790
  • Platinum Plus 1.0 turbo flex AT6 – R$ 120.990


Seis airbags e recursos semiautônomos

Uma das principais novidades na nova linha HB20 é a adição de bolsas infláveis do tipo cortina, que cobrem as janelas dianteiras e traseiras. Assim, protegem também os passageiros que vão atrás. Até agora, o hatch e o sedã tinham quatro airbags (frontais e laterais dianteiros). Com a reestilização, ambos passam, portanto, a trazer seis airbags em todas as versões, assim como controles eletrônicos de estabilidade e de tração, por exemplo.

Hyundai/Divulgação

Além disso, o novo HB20S passa a contar – na versão topo de linha Platinum Plus – com os recursos semiautônomos do pacote Hyundai Smart Sense. A lista é grande e incluí frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa que faz correções no volante, alerta de ponto cego nos retrovisores externos e farol alto automático. Por fim, tem ainda alerta de saída segura no desembarque.

Novo Hyundai HB20S 2023
Hyundai/Divulgação

De traseira, HB20S é um “mini Elantra”

Em relação ao estilo, o novo Hyundai HB20S tem a dianteira idêntica à do irmão hatch. Ou seja, ficou mais equilibrada e traz novas luzes de LEDs de uso diurno, que contornam a parte de cima dos faróis redesenhados. Esse arranjo, contudo, é exclusivo da versão topo de linha Platinum Plus – as demais versões tem visual mais simples. No mais, o para-choques foi redesenhado e ganhou entrada de ar maior. O sedã tem novas rodas de liga leve de 16″.


Por dentro, o HB20S linha 2023 tem a opção de interior na cor cinza claro. Além disso, adiciona as tecnologias do hatch. Ou seja, traz o novo quadro de instrumentos com o visor TFT de 4,2″ customizável. Já a multimídia de 8″ ganha espelhamento sem fio com celulares por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Como complemento, o sedã virá com até três entradas de USB, ar-condicionado digital e automático e partida remota pela chave.

Novo Hyundai HB20S 2023
Hyundai/Divulgação

Motores 1.0 flex e turbo

Sob o capô, o HB20S não tem mudanças. As versões de entrada do sedã vêm com o motor 1.0 flex aspirado de 80 cv e 10,2 mkgf, e câmbio manual de 5 velocidades. E nas versões mais caras, o compacto traz o motor 1.0 turbo flex de injeção direta, que gera até 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque. Ele se conecta ao câmbio automático de 6 marchas.


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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”