Dois meses após a revelação, o novo Hyundai HB20S entra em pré-venda no mercado brasileiro. Conforme o Jornal do Carro antecipou, o sedã compacto da linha HB20 chega com valores que vão de R$ 85 mil até R$ 120 mil – exceto em São Paulo, onde custa mais caro por causa do ICMS maior (veja os preços e versões abaixo). O modelo tem algumas diferenças em relação ao hatchback, dentre elas a inédita abertura automática da tampa do porta-malas.
Outra exclusividade da versão de três volumes são as novas lanternas, que iluminam de ponta a ponta. No HB20, o conjunto óptico acende apenas nas laterais, enquanto a moldura central tem um refletor. Com isso, o Hyundai HB20S lembra a nova geração do sedã médio Elantra, que ainda não veio ao Brasil – mas foi flagrado em testes por aqui. Por fim, o modelo tem opção de interior na cor cinza claro, tal como em versões anteriores do HB20S.
Preços e versões do novo Hyundai HB20S
- Comfort 1.0 flex MT5 – R$ 85.890
- Limited 1.0 flex MT5 – R$ 91.390
- Comfort 1.0 turbo flex AT6 – R$ 105.290
- Platinum 1.0 turbo flex AT6 – R$ 111.790
- Platinum Plus 1.0 turbo flex AT6 – R$ 120.990
Seis airbags e recursos semiautônomos
Uma das principais novidades na nova linha HB20 é a adição de bolsas infláveis do tipo cortina, que cobrem as janelas dianteiras e traseiras. Assim, protegem também os passageiros que vão atrás. Até agora, o hatch e o sedã tinham quatro airbags (frontais e laterais dianteiros). Com a reestilização, ambos passam, portanto, a trazer seis airbags em todas as versões, assim como controles eletrônicos de estabilidade e de tração, por exemplo.
Além disso, o novo HB20S passa a contar – na versão topo de linha Platinum Plus – com os recursos semiautônomos do pacote Hyundai Smart Sense. A lista é grande e incluí frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa que faz correções no volante, alerta de ponto cego nos retrovisores externos e farol alto automático. Por fim, tem ainda alerta de saída segura no desembarque.
De traseira, HB20S é um “mini Elantra”
Em relação ao estilo, o novo Hyundai HB20S tem a dianteira idêntica à do irmão hatch. Ou seja, ficou mais equilibrada e traz novas luzes de LEDs de uso diurno, que contornam a parte de cima dos faróis redesenhados. Esse arranjo, contudo, é exclusivo da versão topo de linha Platinum Plus – as demais versões tem visual mais simples. No mais, o para-choques foi redesenhado e ganhou entrada de ar maior. O sedã tem novas rodas de liga leve de 16″.
Por dentro, o HB20S linha 2023 tem a opção de interior na cor cinza claro. Além disso, adiciona as tecnologias do hatch. Ou seja, traz o novo quadro de instrumentos com o visor TFT de 4,2″ customizável. Já a multimídia de 8″ ganha espelhamento sem fio com celulares por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Como complemento, o sedã virá com até três entradas de USB, ar-condicionado digital e automático e partida remota pela chave.
Motores 1.0 flex e turbo
Sob o capô, o HB20S não tem mudanças. As versões de entrada do sedã vêm com o motor 1.0 flex aspirado de 80 cv e 10,2 mkgf, e câmbio manual de 5 velocidades. E nas versões mais caras, o compacto traz o motor 1.0 turbo flex de injeção direta, que gera até 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque. Ele se conecta ao câmbio automático de 6 marchas.
VEJA TAMBÉM
Novo Hyundai HB20 nas lojas: todos os preços, versões e equipamentos