A Lamborghini revelou neste fim de semana uma nova versão extrema do SUV Urus. Batizada de Performante, ela traz diversas peças feitas de fibra de carbono, que reduziram o peso do utilitário em 47 kg. Além disso, o modelo também recebeu melhorias no motor V8 4.0 biturbo a gasolina. Agora, ele passa a entregar um total de 666 cv de potência, 16 cv a mais do que o tradicional. Já o torque máximo de 86,7 mkgf permanece igual.
Com as alterações, o Urus ganhou novos números. A aceleração de zero a 100 km/h, por exemplo, caiu de 3,6 para 3,3 segundos. Enquanto isso, a velocidade máxima se mantém em 306 km/h. Para medir o desempenho, a marca do touro realizou o teste da subida de Pikes Peak, nos Estados Unidos. O SUV bateu o recorde com tempo de 10 minutos e 32 segundos. Assim, tirou a coroa do Bentley Bentayga, com 10 minutos e 49 segundos.
Da mesma forma, houve uma adaptação para melhorar o desempenho do SUV no off-road. Assim, além dos modos de condução Corsa, Strada e Sport, a versão adiciona a opção Rally. Segundo a fabricante, ela foi projetada para entregar maior estabilidade em terrenos difíceis, com o uso de novos sistemas de amortecimento e controle de curvas.
Muita fibra de carbono
Para fazer jus aos ajustes mecânicos, o Urus 2023 ganhou algumas adaptações. Logo de cara, há muita fibra de carbono. O material está presente em partes como capô e para-choques, que foi reestilizado e ganhou entradas de ar maiores. Outro componente feito do mesmo material superleve é o difusor dianteiro.
Importante dizer que, para melhorar a estabilidade, o Urus Performante está 2,2 centímetros mais próximo do chão. Além disso, está 2,5 cm mais longo, por conta das reestilizações nos para-choques, e 1,6 cm mais largo. De acordo com a Lamborghini, há muita fibra de carbono no teto, que conta com um spoiler que aumenta o downforce do utilitário em 38%. Ao todo, houve uma melhora de 8% na pressão aerodinâmica do SUV.
No interior, não há muitas mudanças. Portanto, continua puro luxo. Nos bancos há novas costuras e revestimento de couro. Como é de praxe, há diversas opções de customização. Esse é o caso dos tons mais escuros de couro, presente nos bancos e no painel central. Nos Estados Unidos, as entregas estão previstas para ter início no final deste ano. Lá, o Urus 2023 parte de US$ 260.676. Ou seja, o equivalente a R$ 1,3 milhão na conversão direta.
Retoques exclusivos
Para comportar o aumento de potência e melhorar o desempenho fora de pista, o SUV de luxo ganhou suspensão adaptativa. Mas não é só. A montadora melhorou o esterçamento das rodas dianteiras e traseiras, que auxiliam em curvas. Além disso, há um novo diferencial que distribui o torque de forma mais eficiente.
Vale mencionar que os pneus Pirelli P Zero, com melhor desempenho em diferentes temperaturas e condições de piso, também são novos. Eles foram feitos sob medida para o SUV. As caixas de rodas, que estão maiores e são feitas de fibra de carbono, podem comportar rodas de 22 ou 23 polegadas.