Era para ser logo no início de 2022, mas agora é para valer: o novo Citroën C3 está a caminho das lojas brasileiras. A nova geração do hatch compacto estreia no próximo dia 30 de agosto. É quando a marca francesa fará uma transmissão ao vivo em seu canal do Youtube para anunciar todos os detalhes do modelo. Por sinal, tal como antecipamos aqui no Jornal do Carro, um dos trunfos do novo C3 nesta reestreia será o “preço imbatível”.
Ainda em abril, publicamos que a nova geração do Citroën C3 “terá versão de entrada pelada e barata”. Nela, a lista de equipamentos será enxuta, para bater com modelos de entrada de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, dupla que domina as vendas na categoria há uma década no País. Esta versão terá o motor 1.0 Firefly flex e o câmbio manual de cinco marchas, mesmo conjunto que recentemente passou a equipar o “primo” Peugeot 208.
Este motor de origem Fiat também está disponível no hatch Argo, que recentemente ganhou a linha 2023. Ele recebeu ajustes para cumprir os novos limites de emissões de poluentes do Proconve L7. Com isso, rende 75 cv de potência com etanol e 71 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. Já os torques máximos são de 10,7 mkgf e 10 mkgf, respectivamente, entregues a 3.250 rotações por minuto. No gráfico de curva, surgem com presença a 2.750 rpm.
Maior porta-malas da categoria
Com o motor 1.0 flex e o câmbio manual, o novo Citroën C3 deverá ter preço de lançamento abaixo da faixa de R$ 70 mil. Ou seja, virá só um pouco acima de Fiat Mobi e Renault Kwid, os atuais carros de entrada do mercado brasileiro. Com um detalhe: o seu porta-malas terá 315 litros de capacidade volumétrica. Ou seja, o novo C3 terá o maior compartimento da categoria, acima de 208 (265 litros), Onix (275 litros) e HB20 e Argo (300 litros).
Dimensões
Com produção iniciada ainda em março na fábrica da Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro, a nova geração do Citroën C3 vai apostar no porte e visual de SUV. Ou seja, terá bons ângulos de entrada e de saída, e carroceria robusta, com dianteira e linhas de cintura altas. Outro detalhe é a distância entre-eixos de 2,54 metros – maior, por exemplo, que o Fiat Pulse, com 2,53 m. Entretanto, o comprimento fica na média do segmento, com 3,98 m.
Conectividade e segurança
A Citroën já antecipou alguns conteúdos do novo C3. Por exemplo, o hatch com estilo de SUV terá controles de estabilidade e de tração, quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10,25 polegadas. O equipamento é o mesmo já disponível no Peugeot 208, e tem espelhamento sem fio com Android Auto e Carplay. A lista terá ainda outros itens essenciais, como ar-condicionado, airbags frontais e luzes diurnas de LEDs.
Seis versões e motor 1.6 flex
Logo no início de julho, a Citroën emplacou as primeiras unidades do novo C3, e o registro no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelou versões e motores do modelo. O hatch terá ao menos seis configurações quando chegar às lojas em setembro. São elas: Live 1.0, Feel 1.0, First Edition 1.0, Feel 1.6, Feel 1.6 Pack AT, First Edition 1.6 AT.
Dessa forma, as opções Feel, Feel Pack e First Edition terão o motor 1.6 flex de quatro cilindros e 16 válvulas da PSA. Este gera 113 cv e torque de 15,4 mkgf a 4.250 rpm com gasolina, e 120 cv e 15,6 mkgf com etanol. Além da opção de câmbio manual de cinco marchas, poderá ter a transmissão automática de seis velocidades – tal como o Peugeot 208. Com esse conjunto, deverá ter preço na faixa dos R$ 100 mil, mas não muito acima disso.