As 6.708 unidades que o Chevrolet Tracker emplacou em agosto o fizeram novamente líder do segmento de SUVs. Embora seja o quarto da lista de mais vendidos do ano no ranking geral de automóveis e comerciais leves, o utilitário esportivo compacto da GM vem se superando mês a mês. Se em julho havia emplacado quase 6.000 unidades, em agosto, reinou com 6.708 emplacamentos. Os números são da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País.
De acordo com o levantamento, o Volkswagen T-Cross (que lidera o ranking anual dos SUVs) ficou em segundo posto. Foram 6.194 unidades no oitavo mês do ano. Já o Hyundai Creta, na terceira colocação de agosto, teve 5.806 emplacamentos.
Na quarta posição, aparece o Jeep Compass – que acaba de ganhar mais equipamentos na linha 2023 -, com 5.284 unidades emplacadas. Ele é, também, o mais vendido da sub categoria de SUVs médios. Neste caso, quem mais se aproxima é o Toyota Corolla Cross, com 3.250 emplacamentos. A lista dos 20 mais vendidos, você confere abaixo.
Melhor, porém ainda incerto
Mesmo com o aumento nas vendas, certa melhora na falta de semicondutores e até fábricas produzindo mais, nem tudo é comemoração no setor de veículos. Embora o mercado tenha crescido quase 15% em agosto na comparação com julho, as vendas no acumulado de 2022 amargam perda de 8,5%. Entre janeiro e o mês passado foram registradas 1.214.636 unidades entre automóveis e comerciais leves. Enquanto isso, o mesmo período de 2021 teve 1.327.486 emplacamentos.
Assim, o segmento de SUVs, que tem o maior percentual de participação do mercado, deve, mesmo que de maneira tímida, reservar boas surpresas nos próximos meses. Tímida porque boa parte das apostas são modelos com preço mais elevado – e, portanto, não devem fazer tanto volume -, como os eletrificados Kia Niro, BYD Song Plus e Haval H6, por exemplo.
Tem, ainda, o Fiat Fastback nesse bolo que, portanto, pode cair nas graças do público. O SUV-cupê estreia na segunda quinzena deste mês cheio de predicados, como o porta-malas de 590 litros, lista generosa de equipamentos e motor 1.3 turbo flex de até 185 cv.
Cadê os HR-V emplacados?
Quem poderia mexer, de fato, na categoria, por ora, está ausente no ranking. Havia, a princípio, expectativa de que o Honda HR-V fizesse esse papel, afinal, como contou o Jornal do Carro, a marca disse ter vendido 3.000 unidades só entre os dias 2 e 15 de agosto. Entretanto, para completar o montante faltam aí 2.514 unidades. Desse modo, resta esperar por setembro, porque o início das entregas do SUV estava prometido para o fim do mês.
Para entender o impacto do HR-V no segmento é preciso, ainda, aguardar a chegada das versões topo de linha Advance (R$ 176.800) e Touring (R$ 184.500) ao mercado. Nelas, apesar de preço salgado, há forte apelo de tecnologia e conectividade. Estas serão, portanto, equipadas com o 1.5 turbo, que agora é flex – antes bebia só a gasolina. As vendas começam em outubro.
Veja os SUVs mais vendidos de agosto de 2022:
1°) Chevrolet Tracker – 6.708
2°) Volkswagen T-Cross – 6.194
3°) Hyundai Creta – 5.806
4°) Jeep Compass – 5.284
5°) Fiat Pulse – 4.771
6°) Jeep Renegade – 4.654
7°) Nissan Kicks – 4.250
8°) Volkswagen Nivus – 3.380
9°) Toyota Corolla Cross – 3.250
10°) Jeep Commander – .2.338
11°) Renault Duster – 2.087
12°) Citroën C4 Cactus – 1.983
13°) Volkswagen Taos – 1.667
14°) Toyota SW4 – 1.221
15°) Caoa Chery Tiggo 8 – 1.188
16°) Caoa Chery Tiggo 7 – 983
17°) Caoa Chery Tiggo 5X – 763
18°) BMW X1 – 487
19°) Honda HR-V – 486
20°) Mitsubishi Eclipse Cross – 400