A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelou a nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo reúne documentos como, por exemplo, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e o Licenciamento do Veículo (CRLV). Com a atualização, o app passa a ser mais intuitivo. A novidade foi revelada na apresentação do Cadastro Positivo de Condutores, novo programa que dará benefícios aos motoristas que não tenham cometido infrações de trânsito em um período de 12 meses.
Disponível para os sistemas Android e IOS, o aplicativo recebeu divisões mais específicas. Após fazer o login, o usuário se depara com quatro botões principais. A área “condutor” mostra informações pessoais, bem como exibe a CNH digital e o Cadastro Positivo. Em “educação”, o condutor consegue visualizar as campanhas e as regras de trânsito.
Na categoria “veículos”, há uma lista de bens vinculados ao CPF ou CNPJ do cliente. Além disso, mostra o CRLV e atalhos para realizar a transferência de veículos, comunicar a venda, entre outros. Por fim, há o botão “infrações”. Este permite que o motorista veja e pague as multas direto no aplicativo.
Facilidades
Vale destacar que, como antecipado pelo Jornal do Carro, o app da Carteira Digital de Trânsito aumentou os benefícios ao cidadão. A plataforma passou a permitir que os motoristas paguem multas de trânsito com até 40% de desconto. Mas o abatimento considera o melhor dos cenários, em que o condutor, por exemplo, desiste de contestar a infração. O desconto, assim, corresponde ao valor economizado com custos administrativos, impressão e envio pelos Correios.
Há também a venda digital com transferência online de propriedade do veículo. Neste, o cidadão comum (pessoa física) já pode transferir o documento digitalmente pelo aplicativo da CDT, sem ter de ir a um cartório reconhecer firma e sem custos. A validação, dessa forma, é feita eletronicamente pela plataforma “gov.br” no app. Veja como funciona.
É possível acessar o licenciamento
A CDT também permite que o condutor veja o CRLV. No entanto, antes, basta informar o número do Renavam. Em seguida, é só pagar a taxa. Dá para quitar o imposto via internet banking, nas casas lotéricas ou em caixas eletrônicos e outros aplicativos.
Junto com o licenciamento, todos os débitos, como multas e IPVA, por exemplo, deverão ser quitados. Caso contrário, o processo trava. Na sequência, o documento digital fica, então, disponível para download e impressão. Basta, portanto, acessar o item “Licenciamento Digital”.