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Onix e Saveiro são destaques nas vendas de carros novos em setembro
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Onix e Saveiro são destaques nas vendas de carros novos em setembro

Na parcial de setembro, Chevrolet Onix se recupera e HB20 desce no ranking; VW Saveiro desbanca Fiat Toro por pouco, mas tudo pode mudar

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

03 de out, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Black Friday Onix automáticos
Descontos da linha Onix passam de R$ 8 mil na Black Friday
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Até agora, agosto foi o melhor mês de vendas de carros 0-km em 2022, com 194.192 unidades. No entanto, parece que setembro não vai seguir na mesma linha. Na parcial, a Fiat Strada continua na liderança, com 7.706 unidades emplacadas. Em seguida vem o Chevrolet Onix, que subiu do 4° para o 2° lugar em um mês. O hatch compacto vem se recuperando da queda drástica que sofreu em julho. A terceira posição ficou para o Fiat Mobi, seguido pelo Onix Plus, um dos grandes líderes da categoria. Assim, para a surpresa de todos, o Hyundai HB20 ficou na 5ª posição. O hatch da marca sul-coreana ganhou atualização de linha em julho e, desde então, vem oscilando no ranking de vendas.

Na sequência, vemos o SUV Tracker, que permanece o campeão da categoria. Ele é seguido pelo Fiat Argo e pelo VW T-Cross, que voltou a aparecer em posições promissoras após sumir na lista de julho da Fenabrave. Em 9° lugar está o VW Gol. O veterano hatch da marca alemã sairá de linha em breve no Brasil, mas vem surpreendendo nos últimos meses. Por fim, o Hyundai Creta fecha o ranking dos dez mais vendidos, com 4.207 unidades vendidas.

Hyundai HB20
Hyundai/Divulgação

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Segunda leva

Quem já viu dias melhores é a dupla Jeep Compass e Renegade. Os dois SUVs da marca vêm caindo cada vez mais nas posições. Para se ter uma ideia, o Compass aparece em 11° lugar, enquanto o Renegade só é visto na 20ª posição. Mesmo sendo a parcial, será difícil se recuperar a ponto voltar a marcar presença no topo. O Renault Kwid ficou com o 12 ° lugar. Além disso, o sedã Voyage continua à frente do Pulse, que sofreu uma queda brusca nas últimas listas. Principalmente, por conta dos preços elevados.

SUVs
KRPIX/ESTADÃO


Saveiro destaque

Com foco nos comerciais leves, o ranking de setembro apresenta uma reviravolta. Dessa vez, a vice-liderança ficou para a Volkswagen Saveiro. Até o momento, a picape da marca alemã emplacou 3.936 unidades e teve o melhor desempenho nos últimos anos. Assim, tirou o segundo lugar da Toro, que está atrás por uma diferença de 58 unidades. Ou seja, tudo pode mudar até a divulgação oficial do ranking do 9° mês do ano, nesta quarta-feira (5).


picapes setembro
Volkswagen/Divulgação

Veja a lista parcial de setembro:

  • 1°) Fiat Strada – 7.706
  • 2°) Chevrolet Onix – 7.112
  • 3°) Fiat Mobi – 6.818
  • 4°) Chevrolet Onix Plus – 6.736
  • 5°) Hyundai HB20 – 6.218
  • 6°) Chevrolet Tracker – 6.174
  • 7°) Fiat Argo – 6.050
  • 8°) Volkswagen T-Cross – 5.139
  • 9°) Volkswagen Gol – 5.128
  • 10°) Hyundai Creta – 4.943
  • 11°) Jeep Compass – 4.207
  • 12°) Renault Kwid – 4.202
  • 13°) Volkswagen Voyage – 4.052
  • 14°) Fiat Pulse – 3.976
  • 15°) Volkswagen Saveiro – 3.936
  • 16°) Fiat Toro – 3.878
  • 17°) Toyota Hilux – 3.798
  • 18°) Nissan Kicks – 3.069
  • 19°) Toyota Corolla – 2.917
  • 20°) Jeep Renegade – 2.743

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.