Você está lendo...
VW Gol Last Edition será edição final de despedida com foi com a Kombi
Notícias

VW Gol Last Edition será edição final de despedida com foi com a Kombi

Popular VW Gol sairá de linha no fim deste ano com edição final que prestará condolências ao hatch compacto multicampeão de vendas da marca

Diogo de Oliveira

26 de jul, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

VW Gol Last Edition
Crédito:Projeções do designer Kleber Silva mostram como será o visual do VW Gol Last Edition - Kleber Silva/K Design

Falta bem pouco para o fim da produção do VW Gol. Para milhões de brasileiros, o hatch compacto é o carro principal da família. São 42 anos em produção de forma contínua, mas, por força das futuras exigências de segurança, chegou a hora do adeus. E, como multicampeão de vendas da marca alemã, ele terá suas honras. Assim como a saudosa Kombi, o Gol terá uma edição final de despedida, a “Final Edition”. E ela não será barata.

A produção será feita entre agosto e novembro, com limite de 1.000 unidades, conforme apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos. Além disso, terá apenas uma pintura para a carroceria, e elementos estéticos para identificar a série final. Por exemplo, terá adesivos com o nome da versão e a inscrição “42 Anos”. Ainda por fora, virá com rodas de liga leve de 15″ com acabamento escurecido e lentes fumê nas lanternas.

VW Gol Last Edition
Kleber Silva/K Design

Publicidade


Por dentro, o Gol Final Edition não terá muitas mudanças em relação ao hatch que está nas lojas. A principal delas será a plaquinha com a numeração de cada exemplar. Da mesma forma, a mecânica não mudará. O popular virá com o motor 1.0 MPI flex de 3-cilindros e 12 válvulas, e o câmbio manual de cinco marchas. Com este conjunto, são 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque máximo com gasolina, e 84 cv e 10,4 mkgf gerados com etanol.



Gol com preço de Polo

Este deverá ser o VW Gol 0-km mais caro da história. Segundo previsão do Autos Segredos, o preço da versão Last Edition pode superar os R$ 100 mil. Isso não é surpreendente, já que, conforme o Jornal do Carro publicou por várias vezes, os aumentos consecutivos fizeram o modelo popular encarecer de forma considerável. Atualmente, o hatch parte de R$ 75.490, mas, com o pacote Urban opcional e a pintura metálica, chega a R$ 85.280.

Entretanto, para se tornar um carro colecionável, o VW Gol Last Edition terá alguns itens diferentes. Segundo o Autos Segredos, haverá, por exemplo, volante e manopla do câmbio forrados com couro, bem como revestimentos exclusivos nos bancos e no teto. A edição final também deverá ter vidros e travas com acionamento elétrico, sensores de obstáculos traseiros, ar-condicionado, direção hidráulica e a central multimídia Composition Touch.


VW Polo Track Gol
Kleber Silva/K Design

Polo Track vai substituir o VW Gol

A Volkswagen está na reta final da modernização da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, para receber a plataforma modular MQB. Segundo o gerente Vilque Rojas, “as obras de adequação estão aceleradas e mais de 90% já foi executado”. Lá, será feito o Polo Track, hatch que substituirá o campeão Gol em 2023. Mas não é só. O modelo será o primeiro de uma nova “família de compactos do segmento de entrada”.

O novo hatch será uma versão mais simples do atual Polo, que terá reestilização em breve. Entretanto, o Polo Track terá chapas mais rígidas e resistentes a impactos, bem como dispositivos eletrônicos como o controle de estabilidade (ESC). Este é um dos itens que forçará a aposentadoria do Gol. Afinal, a partir de 2024, o sistema – que atende pela sigla ESP, de Programa Eletrônico de Estabilidade – será obrigatório em todos os carros novos.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião