A proximidade da chegada do novo Honda Civic ao Brasil pode trazer mais uma novidade para reaquecer o mercado de sedãs: o Toyota Corolla. Além de reestilizado na Europa, o que deve pautar as pontuais mudanças para o nosso País (previstas para o primeiro semestre de 2023), agora o modelo recebeu alterações mecânicas. O feito aconteceu no Japão, mas nada que o atual mundo globalizado não possa trazer para cá.
Desse modo, debaixo do capô, a Toyota deixou o motor híbrido mais potente. Agora, apesar de o 1.8 se manter com os mesmos 98 cavalos e 14,5 mkgf de torque, o elétrico teve aumento de potência. Assim, passa a gerar 95 cv e 18,8 mkgf. Cabe salientar que o anterior entregava 53 cv e 16,6 mkgf. Combinados, a dupla foi para 140 cv. Algo louvável na comparação com os 122 cv do híbrido brasileiro. O câmbio continua o mesmo CVT.
O Corolla Hybrid 2023 tem, ainda, uma versão com sistema E-Four. Dotado de tração integral, leva um motor elétrico traseiro, com 41 cv e 8,6 mkgf.
No mais, as versões convencionais tanto do sedã quanto da perua têm motor 1.5 de três cilindros com 120 cv e 14,8 mkgf. Já o hatch fica com o 2.0 aspirado de 170 cv e opções de câmbio Direct Shift-CVT, de 10 marchas, e manual iMT, com 6. Por fim, a marca tirou de cena o 1.2 turbo de quatro cilindros e 116 cv.
Economia
Em relação a consumo, o Corolla 1.8 Hybrid passa a registrar média de 30,2 km/l. A marca é obtida por meio do ciclo de teste japonês, WLTC. O propulsor 1.5, todavia, faz 19,4 km/l e o 2.0, 18,3 km/l, conforme apontam os dados.
Modelo japonês não segue o europeu
Conforme noticiado no Jornal do Carro, o Toyota Corolla teve uma leve repaginada de meia vida, na Europa, lá no comecinho de junho. Pois, no Japão, o modelo (que é diferente dos modelos ocidentais) ganhou pequenas atualizações para a linha 2023.
Por lá, onde as versões hatch e station wagon – respectivamente, Sport e Touring – também fazem porte do portfólio, ao lado do sedã, houve leve repaginada tanto na grade dianteira quanto nas luzes de iluminação diurna, com LEDs.
O hatch, a princípio, ganhou nova moldura para os faróis de neblina – diferente dos irmãos. Isso, contudo, obrigou a engenharia da marca a dar um retoque extra na grade. Na traseira, portanto, nada de novidade.
Equipamentos e tecnologia
Do lado de dentro, destaque para o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas bem como a tela central, de 10,5″. Como tecnologias, conexão 4G Wi-Fi nativa e atualizações “pelo ar” (sem a necessidade de ir até a concessionária) estão no pacote.
Já na parte de segurança, o carro agora reconhece pedestres, bicicletas e veículos estacionados e, assim, pode frear ou realizar desvio de direção. Por fim, tem sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e o assistente de direção ativa agora tem alerta de aproximação de carros e pedestres em curva.
No Japão, os preços do Toyota Corolla partem de 1.990.000 ienes. O valor supera um pouco os R$ 71 mil, na conversão direta.