Praticamente todos os carros voadores se parecem com drones. Entretanto, um modelo chinês foge à regra. Com formas de automóvel, o Xiaopeng Huitian X3 é um carro elétrico com uma espécie de plataforma instalada no teto. Assim, quando as quatro hastes com hélices retráteis são abertas, o veículo pode pousar, decolar e permanecer voando.
De acordo com informações da empresa, o X3 realizou o seu primeiro voo com um peso de decolagem de cerca de 2 toneladas. O teste, inicialmente, foi feito com o modelo pairando no ar. Depois, ele fez pequenos deslocamentos de altitude. O processo foi considerado como surpreendente pela equipe técnica. No vídeo divulgado pela empresa, é possível perceber que o carro voador ficou estável no ar. Principalmente, durante os deslocamentos.
Testes iniciais
Seja como for, trata-se do primeiro voo. Assim, falta muito para a homologação do X3. Segundo a fabricante, os próximos testes vão incluir condições adversas, como vento forte e falha no motor. Bem como várias simulações de pousos e decolagens. Até o momento, não há dados sobre velocidade, altitude e autonomia. ”Muitas pessoas não acreditam que carros voadores podem ser feitos. Para convencê-los, só há uma maneira: vê-los em ação com os próprios olhos”, diz He Xiaopeng, co-fundador da XPeng Motors.
Vale dizer que a potência exigida para que um carro decole verticalmente é entre 10 a 15 vezes superior à necessária para rodar no solo. Portanto, requer um sistema de energia poderoso. De acordo com a empresa, ainda não há produtos tão maduros disponíveis na indústria. Assim, a equipe vem fazendo diversas pesquisas para entender e atender essa demanda.
Pode virar um carro normal
Seja como for, um dos destaques do carro voador chinês é a possibilidade de rodar também em estradas e ruas. Para isso, todo o sistema de voo pode ser recolhido na parte superior. Portanto, para voar basta que o sistema seja aberto. Assim, poderá decolar e pousar. Inicialmente, a previsão é de que as viagens sejam feitas em distâncias curtas e baixa altitude.