Em junho do ano passado, a Tesla anunciou o sedã Model S Plaid como o carro mais rápido do mundo. Segundo os dados da montadora do bilionário Elon Musk, o elétrico alcançou 320 km/h e cravou 1,9 segundo na aceleração de zero a 100 km/h. Entretanto, o hipercarro croata Rimac Nevera acaba de quebrar o recorde após atingir velocidade de 412 km/h. O feito aconteceu na pista Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, que tem retas de até 4 km de extensão.
Além de estabelecer maior velocidade final, o superesportivo acelera até 100 km/h em 1,85 segundo. Ou seja, também supera o Tesla de Elon Musk. Tudo isso graças aos quatro motores elétricos que oferecem 1.914 cv de potência e 240,7 mkgf de torque. Mas sem os ajustes da equipe para a quebra do recorde, a velocidade máxima é de 352 km/h.
Na tentativa de recorde, que naturalmente foi filmada (veja o vídeo acima), o Rimac Nevera estava, então, em seu modo de velocidade máxima. Dessa forma, “criou um perfil aerodinâmico que equilibra o arrasto e a pressão para garantir a estabilidade em alta velocidade”. Além disso, o hipercarro também estava com pneus Michelin Cup 2R.
Mais um recorde
O trajeto contou com o piloto-chefe de teste e desenvolvimento da Rimac, Miro Zrnčevic, ao volante. O desafio consistia em realizar a entrada perfeita na reta principal, depois das seções das curvas da pista. Segundo a montador, quando o carro saiu da curva estava na média dos 250 km/h. Assim, nessa hora, o Mito liberou toda a potência do conjunto, superando a faixa dos 400 km/h.
O pico dos 412 km/h teve registro do Racelogic V-Box, equipamento específico para esse tipo de medição. Dessa forma, além do recorde de velocidade, a Rimac também exige que o Nevera seja reconhecido como o elétrico de produção em série mais rápido do mundo no quarto de milha, já que percorreu o trajeto em 8,582 segundos. Vale lembrar que o modelo tem fabricação na sede da Rimac em Zagreb, na Croácia.
“Acelerar a 412 km/h, ou 256 mph, significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho num carro homologado para as ruas é incrivelmente complexo, mas com o Nevera criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, pode enfrentar pistas de corrida apertadas e tortuosas, bem como bater recordes de velocidade em linha reta, tanto em aceleração como para velocidade máxima”, disse Miro.