Você está lendo...
Carro elétrico mais rápido do mundo, Rimac Nevera alcança 412 km/h
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Carro elétrico mais rápido do mundo, Rimac Nevera alcança 412 km/h

Com a marca dos 412 km/h, Rimac Nevera supera desempenho do rival Tesla Model S Plaid; superesportivo tem potência combinada de 1.914 cv

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Rimac Nevera
Rimac Nevera conta com quatro motores elétricos
Crédito:Divulgação/Rimac

Em junho do ano passado, a Tesla anunciou o sedã Model S Plaid como o carro mais rápido do mundo. Segundo os dados da montadora do bilionário Elon Musk, o elétrico alcançou 320 km/h e cravou 1,9 segundo na aceleração de zero a 100 km/h. Entretanto, o hipercarro croata Rimac Nevera acaba de quebrar o recorde após atingir velocidade de 412 km/h. O feito aconteceu na pista Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, que tem retas de até 4 km de extensão.

Além de estabelecer maior velocidade final, o superesportivo acelera até 100 km/h em 1,85 segundo. Ou seja, também supera o Tesla de Elon Musk. Tudo isso graças aos quatro motores elétricos que oferecem 1.914 cv de potência e 240,7 mkgf de torque. Mas sem os ajustes da equipe para a quebra do recorde, a velocidade máxima é de 352 km/h.

Publicidade


Na tentativa de recorde, que naturalmente foi filmada (veja o vídeo acima), o Rimac Nevera estava, então, em seu modo de velocidade máxima. Dessa forma, “criou um perfil aerodinâmico que equilibra o arrasto e a pressão para garantir a estabilidade em alta velocidade”. Além disso, o hipercarro também estava com pneus Michelin Cup 2R.



Rimac Nevera
Divulgação/Rimac

Mais um recorde

O trajeto contou com o piloto-chefe de teste e desenvolvimento da Rimac, Miro Zrnčevic, ao volante. O desafio consistia em realizar a entrada perfeita na reta principal, depois das seções das curvas da pista. Segundo a montador, quando o carro saiu da curva estava na média dos 250 km/h. Assim, nessa hora, o Mito liberou toda a potência do conjunto, superando a faixa dos 400 km/h.


O pico dos 412 km/h teve registro do Racelogic V-Box, equipamento específico para esse tipo de medição. Dessa forma, além do recorde de velocidade, a Rimac também exige que o Nevera seja reconhecido como o elétrico de produção em série mais rápido do mundo no quarto de milha, já que percorreu o trajeto em 8,582 segundos. Vale lembrar que o modelo tem fabricação na sede da Rimac em Zagreb, na Croácia.

Divulgação/Rimac

“Acelerar a 412 km/h, ou 256 mph, significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho num carro homologado para as ruas é incrivelmente complexo, mas com o Nevera criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, pode enfrentar pistas de corrida apertadas e tortuosas, bem como bater recordes de velocidade em linha reta, tanto em aceleração como para velocidade máxima”, disse Miro.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.