A Caoa vem protagonizando importantes mudanças no setor de veículos no Brasil. Após eletrificar quase 100% da linha Caoa Chery, a empresa traz o Hyundai Ioniq híbrido exclusivamente por meio de assinatura. Esse tipo de locação também é oferecido por Audi, Jeep e Renault, por exemplo, como opção à compra. Contudo, no caso do hatch sul-coreano, a aquisição não é alternativa.
A assinatura é um tipo de locação de longo prazo. A Caoa tem contratos de 12, 24 e 36 meses. A franquia de quilometragem varia de mil a 2.500 km. Acima disso, o preço do km rodado parte de R$ 3,19. O interessado pode escolher a cor do carro – as opções são branca, cinza, prata e preta – sem custo. Assim como o final da placa e o tipo de película dos vidros.
Porém, isso é pago. Uma das vantagens é deixar de fazer a parte chata da posse do carro. A Caoa cuida de toda a burocracia, como emplacamento, documentação, seguro e revisões. Outros serviços incluídos são atendimento a terceiros em caso de sinistro e assistência técnica 24 horas. Segundo a Caoa, o carro é entregue em até 30 dias úteis após o contrato ser firmado.
Assinatura e suas vantagens
A assinatura é uma boa opção para quem troca de veículo a cada dois ou três anos. Bem como para os que não podem ou não querem investir muito para andar de carro novo. Entretanto, como se trata de locação, o bem deve ser devolvido no fim do plano. Assim, o cliente não tem direito a reaver nada do que pagou à locadora.
Para quem assina como pessoa jurídica, o negócio é ainda mais vantajoso. Por exemplo, não há cobrança de juros e as parcelas são fixas e podem ser lançadas como despesa no balanço fiscal. Além disso, o carro não entra na lista de bens imobilizados. Seja como for, deve-se observar os prós e contras com atenção. Ao JC, coube avaliar o produto Ioniq, não o serviço.
Ioniq híbrido é bastante econômico
No visual, a dianteira do Hyundai Ioniq traz a identidade global de vários outros marca sul-coreana, como o i30 e a linha HB20, feita no Brasil. Atrás, porém, o estilo é exclusivo. O espia é bem inclinado e tem um spoiler integrado. Por isso, a visão traseira é um tanto limitada.
Já a cabine é ampla e há bom espaço para cinco adultos. Graças aos 2,7 metros de distância entre os eixos, quem vai atrás viaja com conforto. O porta-malas tem bons 443 litros. O acabamento agrada bastante. No carro avaliado, os revestimentos na cor vermelha escura remetem a um ambiente elegante, sem ser sisudo.
Há duas telas. A do quadro de instrumentos tem 7 polegadas e a do kit multimídia, que é compatível com Android Auto e Apple Carplay, tem 10,25″ e é sensível ao toque. A lista de equipamentos é ampla, mas o Ioniq não traz recursos de condução autônoma do chamado pacote ADAS. Como, por exemplo, assistente de permanência em faixa, que corrige o volante automaticamente para manter o carro centralizado na pista.
O sistema híbrido
O trem de força do Hyundai Ioniq combina o motor 1.6 a gasolina e outro elétrico, gera 141 cv de potência total. Embora modesto em potência, o conjunto garante acelerações vigorosas. Mesmo assim, o que chama a atenção mesmo é o bom consumo, de, em média, 18,85 km/l. Na prática, o híbrido tem autonomia de 848 km com um tanque de gasolina.