O Camaro SS, única versão oferecida pela marca no Brasil, tem preço sugerido de R$ 508.540. Essa opção do cupê tem motor 6.2 V8 de 461 cv de potência e 62.9 mkgf de torque. Embora os números sejam bem bons, são “fichinha” comparados aos do Camaro vendido nos Estados Unidos. Afinal, lá há um com mais de 1.000 cv. Trata-se da versão COPO, que é voltada para quem gosta de provas de arrancada.
Antes, porém, vamos explicar o significado do sobrenome do esportivo. COPO é a sigla de Central Office Production Order. Ou seja, algo como “ordem de produção do escritório central”, em tradução livre. Assim, trata-se de um carro que atende pedidos especiais. Para encomendá-lo, não basta ter dinheiro. O interessado tem de comprovar que é digno do carro e aguardar a resposta da fabricante, que muitas vezes acaba sendo negativa. Se for aceito, o cliente tem de dar US$ 15 mil, ou quase R$ 80 mil de sinal.
Seja como for, a GM ainda não divulgou os preços do Camaro COPO. A versão foi revelada há cerca de um ano no Sema Show, um dos maiores eventos de carros preparados do mundo. Porém, a marca informa que haverá três opções. A de entrada vem com 7.0 V8 aspirado de 470 cv. Na intermediária, o 5.7 V8 supercharger gera 580 cv. Por fim, a ZZ632 vai ter o V8 aspirado de 10,4 litros e 1.004 cv. Nesse caso, o torque é de 121,1 mkgf. Em todas o câmbio vai ser automático de apenas três marchas. Afinal, o foco do carro são provas de arrancada.
Só o motor
Vale ressaltar que o ZZ632 foi lançado nos EUA no ano passado para construtores de carros de corrida. Os preços, no varejo, partem de US$ 37.758. Ou seja, uns R$ 200 mil na conversão direta. Porém, é a primeira vez que esse motor é oferecido no Chevrolet Camaro.
Além disso, a linha COPO Camaro existe desde 1969. Esses carros não são homologados para as ruas. Portanto, eles não têm, por exemplo, número de chassi. Bem com itens de segurança como retrovisores externos. Por outro lado, o esportivo sai de fábrica com paraquedas, para ajudar na frenagem.
Além disso, há quatro opções de cor para a carroceria: branca, cinza, preta e vermelha. Por US$ 30 mil, o comprador leva um pacote especial com pintura laranja e gráficos exclusivos, como na imagem acima. Outros detalhes são o capô feito de fibra de carbono, mais leve e resistente que o de aço. Bem como os pneus e as rodas especiais para arrancadas.