A organização norte-americana, Costumer Reports, acaba de divulgar um levantamento com a lista dos carros elétricos mais confiáveis do mercado. De acordo com as ONG, a avaliação foi feita por mais de mil proprietários de modelos movidos 100% a eletricidade. Os donos desses veículos responderam perguntas sobre, por exemplo, a durabilidade da carga das baterias, facilidade de carregamento e tecnologias.
Segundo a Consumer Reports, o primeiro lugar ficou com o Tesla Model 3. Em seguida, vem o Nissan Leaf. Entretanto, vale dizer que, o modelo mais bem avaliado foi o Kia EV6. Porém, como o crossover acaba de chegar aos EUA, ainda não há relatos sobre queixas ou problemas sérios. Assim, a avaliação não seria justa em relação aos outros carros, que estão no mercado há anos. Dessa forma, o sul-coreano ficou com terceiro lugar no ranking geral.
Em relação às reclamações, a maioria dos clientes comentou sobre problemas na duração da carga de bateria, bem como a demora no carregamento. Além disso, também houve relatos de defeitos nos sistemas de aquecimento e resfriamento. Importante lembrar que a pesquisa nivelou as classificações apenas na categoria de elétricos. Assim, não houve comparativo com modelos a combustão.
Avaliações
De acordo com a avaliação, o Model 3 é o modelo mais confiável da Tesla. E que apresenta menos defeitos. Por sua vez, outros veículos como os Y, S e X mostram mais problemas em locais como suspensão, acabamento e pintura. Inclusive, em setembro, um grupo de clientes da Noruega protestou por conta de diversos acontecimentos que incluíam até a perda de potência no motor dos carros.
Seja como for, a revista afirma que o Model 3 e o Leaf ”têm muito poucos problemas com baterias, motores elétricos ou carregamento”. Afinal, são marcas pioneiras na produção de elétricos em massa, o que agrega em um melhor resultado geral. Já na parte inferior, há modelos como o Ford Mustang Mach-E, que será possivelmente o primeiro carro elétrico da marca no Brasil. Segundo as avaliações, este tem uma baixa relação de confiabilidade.