Você está lendo...
Novo Hyundai Kona surge com faróis que parecem sabre de luz
Notícias

Novo Hyundai Kona surge com faróis que parecem sabre de luz

Hyundai revela imagens internas e externas do SUV compacto Kona que ganhou redesenho e terá configurações elétrica, gasolina, híbrida e N Line

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de dez, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Além do visual disruptivo, Kona ficou maior que o modelo anterior
Crédito:Hyundai/Divulgação

Alguns vão achar cafona, outros, futurista. Mas como gosto não se discute, as equipes de design das montadoras vão aproveitando a liberdade dos tempos atuais para pôr em prática as mais diferentes formas para suas criações. E esse jeitão disruptivo já virou praxe na Hyundai. Agora, mais uma vez, a fabricante sul-coreana vem tentando ditar tendências e inovou na estética do SUV Kona, que acaba de ter fotos reveladas.



Ainda sem previsão de chegada às ruas, a segunda geração do Kona se destaca pela iluminação dianteira em formato de sabre de luz. O componente é nada mais que uma linha horizontal iluminada por LEDs que vai de uma ponta a outra da carroceria. Os faróis principais ficam, como na geração anterior (de 2018), alojados no para-choque.

Independente da versão (gasolina, híbrida, elétrica ou a esportiva N Line), o Kona vem com a mesma proposta. Entretanto, cada opção tem detalhes ligeiramente diferentes. A variante elétrica, por exemplo, traz para-choque dianteiro com aparência pixelada. Nele, também há rodas de liga leve com 19 polegadas em todas as variantes, mas cada uma tem design exclusivo.

Publicidade


Hyundai
Hyundai/Divulgação

Já as versões a combustão e híbrida têm aparência mais robusta. Apresentam, portanto, apliques feitos em plástico e para-choque dianteiro com duplo triângulo.

Por fim, a variante N Line leva para-choques dianteiro e traseiro exclusivos. Tem saias laterais prateadas. Retrovisores e teto vêm pintados na cor preta.


Uma imagem recortada da traseira mostra um esquema semelhante ao dianteiro. Desse modo, tem uma barra de luz estreita no topo e lanternas incorporadas aos arcos das rodas.

Hyundai
Hyundai/Divulgação

Algumas medidas

A ideia da Hyundai é, por ora, expor apenas o design do novo Kona. Desse modo, as especificações serão detalhadas no ano que vem. Ainda assim, a fabricante relata que o crossover é 150 milímetros mais longo que seu antecessor. Agora, mede 4,36 metros de comprimento. O entre-eixos, a princípio, ficou 60 mm maior e, na largura, tem 25 mm extras. A ideia consiste em criar uma cabine mais confortável, principalmente para quem viaja na parte de trás do SUV. A Hyundai diz que o espaço de carga também foi maximizado – mas não fala em números.


Hyundai/Divulgação

Por dentro, o Kona tem inspiração no elétrico Ioniq 5. Ostenta quadro de instrumentos digital com tela de 12,3″. Exatamente o mesmo tamanho do sistema de infoentretenimento – ambos ficam na mesma peça. Para deixar o visual mais clean e aumentar o espaço entre os bancos dianteiros, o seletor de câmbio foi realocado para a coluna de direção.

Para o Brasil, não há informações concretas quanto à chegada. Entretanto, quem sabe a Hyundai queira competir com o Kia Niro. Assim, pode aproveitar o motor híbrido (1.6 quatro cilindros + elétrico) que tem potência combinada de 141 cv e 27 mkgf de torque.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião