O Color Report, Relatório de Cores para Revestimentos Automotivos da Basf, apontou que as cores branca, preta, prata e cinza continuam a dominar a preferência do mercado automotivo em todo o mundo. Foi assim ao longo de 2022. Entretanto, o documento aponta que essa frota “grisalha” vem, aos poucos, dando lugar a uma paleta de cores mais chamativa, com destaque para os tons amarelo, laranja, verde e violeta.
A princípio, como há anos, o branco é a cor de carro mais popular no mundo. Os motivos variam, mas destaca-se, por exemplo, o maior valor de revenda dos veículos pintados neste tom. Azul e vermelho continuam fortes, mas, em 2022, foram menos procurados pelas montadoras de veículos clientes da Basf que antigamente, aponta o relatório.
América do Sul
O documento aponta que a América do Sul é a região com a frota de veículos mais clara do planeta. Afinal, branco e prata dominam o mercado local. De acordo com a empresa, historicamente, compradores de automóveis sul-americanos escolhem cores mais tradicionais e menos chamativas. Como em outras regiões do mundo, o branco é, de longe, o favorito. E, por fim, o cinza ganha do preto na participação das cores acromáticas.
Para as cromáticas, o vermelho e o azul ficaram estáveis em comparação com anos anteriores. Entretanto, o marrom ganhou espaço do mercado. Essas cores foram escolhidas principalmente para veículos menores. Modelos maiores, como SUVs, por exemplo, representaram maior proporção de cores acromáticas, incluindo efeitos novos e variados.
“A América do Sul ainda é uma região conservadora. Comprar um veículo aqui significa que você pode não ter a mesma variedade de cores, mas dentro de cada espaço de cor, há alguns efeitos realmente empolgantes e diferentes”, disse Marcos Fernandes, diretor de tintas automotivas da Basf para a América do Sul.
América do Norte
Estados Unidos, México e Canadá consumiram bastante azul e vermelho – tons dominantes. A região está mais colorida que antes, afinal, o verde, o amarelo, o violeta e o bege aparecem com maior frequência. Contudo, as cores acromáticas como a preta, a cinza e a prata perderam participação no mercado norte-americano, especialmente entre os veículos pesados. Isso fez com que tons terrosos como bege, marrom e verde aumentassem.
“Com as pessoas mais atentas à natureza, as cores naturais, como verde, amarelo, violeta e bege estão deixando sua marca”, aponta Liz Hoffman, diretora de design, The Americas. “Os compradores de automóveis também buscam uma cor que transmita positividade”.
Europa, Oriente Médio, África e Ásia
A região do lado de lá do Oceano Atlântico registrou aumento no uso do branco e do preto nos carros. Por outro lado, caiu a participação dos tons cinza e prata. Desse modo, a região ficou mais colorida, com o azul na liderança. O laranja também começou a aparecer nas preferências, bem como amarelo, marrom e verde.
Na Ásia, contudo, os designers da Basf observaram que o branco é o tom mais popular. “O foco deste ano é o aumento dos tons de cinza, o que sinaliza uma nova era na indústria automotiva local”, diz o comunicado. Marrom, verde e violeta estão longe de desafiar o branco, mas ganharam participação entre veículos pequenos e EVs, que tem paleta mais ampla. Além disso, o cinza ganhou popularidade e tomou espaço de azul, vermelho, dourado e marrom.