Você está lendo...
Branco é a cor mais popular dos carros novos no mundo há dez anos
Notícias

Branco é a cor mais popular dos carros novos no mundo há dez anos

Relatório de fornecedora global aponta vitória esmagadora do branco na década, com larga vantagem sobre o preto e o cinza; veja o ranking

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

20 de dez, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Branco é a cor favorita nos carros em todo o mundo há uma década, e responde por 38% dos pedidos, indo do popular ao luxo
Crédito:Lamborghini/Divulgação

O branco é a cor favorita nos carros novos no mundo há dez anos. É o que aponta a 68ª edição do tradicional Relatório Global de Popularidade das Cores Automotivas, da Axalta. A empresa fornecedora global de tintas e esmaltes da indústria produz o estudo anualmente desde 1953.

Por meio dele, são verificadas as tendências. E nesse sentido, o preto continua a ser a segunda cor mais escolhida em todo o planeta. Em 2020, manteve os 19% de preferência registrados em 2019.

Já o cinza registrou um crescimento de 2% em relação ao último relatório, ficando com 15% de participação. Dessa maneira, atinge o nível mais alto de incidência em 10 anos.

Publicidade


Fechando o “top 5”, aparecem as cores prata e azul, com 9% e 7%, respectivamente. Ambas caíram no gosto popular neste ano, com 1% a menos para o prata, e 2% de queda para o azul.

Pelo 10º ano seguido, o branco é a cor favorita nos carros no mundo (Axalta/Divulgação)

Preto é favorito entre carros de luxo

O relatório anual da Axalta traz alguns dados interessantes. A empresa registra, por exemplo, que o preto continua a ser a cor preferida entre os veículos de luxo. Já o prata apresentou queda em todas as regiões do mundo, e “sua popularidade está agora na casa de um dígito”.


Branco tem 41% da preferência na América do Sul

Da mesma forma, os recortes por região apontam particularidades. A preferência pelo branco, por exemplo, é ainda maior na América Latina, com 41%. E chega a 46% na África, e a 48% dos carros na Ásia. Já nos países da União Européia, o branco tem os mesmos 25% de participação do cinza.

Ainda segundo o relatório, o vermelho perdeu representatividade nos países sulamericanos, incluindo o Brasil. A cor perdeu dois pontos percentuais em relação a 2019 e, dessa forma, aparece com 6% de presença nos carros. Já o azul subiu na mesma proporção, ficando com 5% de share.

Depois do branco, o prata é a cor preferida do continente sulamericano com 20%. Entretanto, perdeu três pontos percentuais na comparação com 2019. Em contrapartida, o cinza teve uma demanda maior na região, ficando com 15% da preferência, um ponto percentual a mais que no ano anterior.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Cores perolizadas em alta

Um dado curioso do relatório é o crescimento das cores perolizadas. O branco pérola, por exemplo, ganhou dois pontos percentuais sobre 2019, respondendo por 11% do total de veículos brancos. Enquanto isso, o branco sólido caiu dois pontos, ficando com 27% de participação geral.

“As tendências de compra do consumidor refletidas neste relatório impulsionam o nosso desenvolvimento de cores inovadoras para o futuro”, diz Nancy Lockhart, gerente global de produtos de cores da Axalta.




Deixe sua opinião