O Euro NCAP divulgou os melhores resultados dos testes de colisão feitos em 2022. O órgão dividiu os veículos por categorias, com base nos resultados. Os testes avaliam as tecnologias de proteção de ocupantes adultos, a proteção de ocupantes infantis, a proteção de usuários vulneráveis e a assistência à segurança. E, pela primeira vez, a lista conta com dois carros da Tesla, bem como dois modelos chineses recém-lançados na Europa.
Destaques
A Tesla foi quem mais se destacou nos testes. De acordo com o Euro NCAP, o Model Y superou os SUVs médios com 98% de aprovação nos sistemas de segurança. Quem alcançou o mesmo resultado foi o Model S, eleito o mais seguro entre os “carros executivos” e na categoria “puramente elétrico”. O percentual é o maior alcançado entre todos os modelos avaliados em 2022. Dessa forma, a montadora do bilionário Elon Musk lidera a lista geral.
O Hyundai IONIQ 6 também foi destaque. O sedã venceu na categoria “grandes familiares”, com bons resultados na proteção de ocupantes adultos (97%). Durante os testes de deslocamento frontal e barreira lateral, por exemplo, o sedã elétrico entregou boa proteção para crianças nas regiões críticas dos manequins – que simulam idades entre 6 e 10 anos. Por enquanto, o modelo nem está à venda na Europa – a estreia será no final de 2023.
Carros chineses avançam
Em 2022, diversas marcas chinesas começaram a vender veículos na Europa. E, para a surpresa do Euro NCAP, apresentaram resultados satisfatórios nos testes de segurança. A categoria “pequenos familiares”, por exemplo, tem o ORA Funky Cat. Já o WEY Coffe 01 tomou a frente dos “SUVs grandes”. Por fim, o órgão fez menção honrosa ao Lexus RX.