Nos últimos dias, o Jornal do Carro trouxe a lista dos dez carros elétricos mais baratos do Brasil. Contudo, o ranking, que vai de JAC E-JS1 (R$ 145.900) a Peugeot e-2008 (R$ 259.990), caso fosse feito hoje, já teria mudanças. Isso porque a Nissan reduziu o preço do Leaf. Assim, o hatch elétrico passou a custar (promocionalmente) R$ 235.800.
Esse desconto, de quase R$ 63 mil, coloca o hatch da Nissan como o quarto carro elétrico mais acessível do País. Dessa forma, supera o Peugeot e-208 GT (R$ 235.990). Mas isso não é por acaso. A marca japonesa quer vender mais que as 934 unidades emplacadas até agora do Leaf. E, por isso, elaborou a promoção “todo o cliente Leaf é VIP”, a sigla vem de “Very Important Person”, que quer dizer pessoa muito importante em inglês.
De acordo com a fabricante, o Nissan Leaf é o carro elétrico de passeio mais vendido do Brasil. Isso, entretanto, exclui modelos de marcas de luxo, como os da Volvo, por exemplo, que lidera o segmento. E a marca japonesa quer chegar logo a 1.000 unidades. No mundo, a Nissan já emplacou 600 mil unidades do seu hatch a baterias.
O que tem no Leaf?
O motor elétrico gera potência equivalente a 150 cavalos (110 kW) e 32,6 mkgf de torque instantâneo. Já as baterias de íons de lítio têm 40 kWh e, desde a última atualização, são recarregadas por meio da entrada tipo 2 (padrão europeu). De acordo com a Nissan, no ciclo americano EPA (Environmental Protection Agency), a autonomia é de 272 km.
Na lista de equipamentos, o Nissan Leaf tem rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de áudio da marca premium Bose e retrovisor interno que reproduz imagens da câmera traseira. Ademais, tem o sistema e-Pedal, que permite utilizar somente o pedal da direita para acelerar e frear, e o Nissan Intelligent Safety Shield, que reúne assistentes de condução. O pacote traz alerta de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, controle de velocidade, advertência de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.