Depois de estrear na Europa em 2022, a terceira geração do BMW X1 está nas lojas brasileiras. Além de alterações no visual, o menor SUV da marca bávara cresceu e está mais tecnológico. Conta, por exemplo, com faróis Full LEDs adaptativos em todas as versões. Tal como na geração anterior, tem montagem local na fábrica de Araquari (SC). Aqui, o novo X1 está disponível nas versões sDrive18i GP, sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport, com preço a partir de R$ 296.950.
Diferentemente do sedã Série 3, que foi reestilizado ainda em 2022, as mudanças no SUV foram mais profundas. Feito sobre a plataforma UKL2 (presente nos MINI Countryman e Clubman), o novo BMW X1 traz faróis e lanternas mais estreitos. Entretanto, a aparência externa não é assim tão diferente em relação ao SUV anterior. Vale mencionar as rodas de liga leve, que ganharam desenho exclusivo e variam entre 18, 19 e 20 polegadas.
O destaque é o tamanho. Afinal, o X1 está 7 centímetros maior no comprimento, com 4,50 metros. São 3 cm a mais que o Audi Q3, por exemplo. Da mesma forma, é 2 cm maior na largura, com 1,84 metro. Já a altura ganhou 4 cm e tem 1,64 m. Por fim, a distância entre-eixos cresceu 2,2 cm e alcança 2,69 metros. Dessa forma, a cabine entrega mais espaço para pernas e cabeças. O porta-malas, por sua vez, tem 476 litros. E com os bancos rebatidos, chega a 1.527 l.
Interior recebeu mais mudanças
Por dentro, saem alguns elementos mais antigos e entram componentes modernos que caracterizam a atual linguagem de estilo da marca. O destaque é a grande display curvo no topo, que agrega o quadro de instrumentos (com tela de 10,2″) e o multimídia (com display de 10,7″). Desta vez, a central reúne os controles de climatização da cabine, bem como outras funções. Além disso, há conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Em relação à conectividade, o novo X1 oferece o “BMW ConnectedDrive”. O serviço incluí recursos como, por exemplo, chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, acesso ao trânsito em tempo real, notícias e aplicativos.
Lista de equipamentos
De acordo com a BMW, a terceira geração do X1 está mais equipada. O destaque fica com os assistentes Parking Plus e Driving Plus (de condução inteligente), Head-UP display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, ar-condicionado digital automático de três zonas e carregador de smartphone sem fio. Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW, que executa funções do veículo e explica o funcionamento dos recursos.
Até 204 cv
O novo BMW X1 tem duas opções de motor na gama. A sDrive18i GP traz o 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros, que entrega 156 cv de potência e 23,4 mkgf de torque. O câmbio é o Steptronic de 7 marchas. De acordo com os dados do Inmetro, o SUV (nesta configuração) possui consumo médio de 11,4 km/l em ciclo urbano, e de 13,5 km/l na estrada.
Para as variantes sDrive20i X-Line e M Sport, o motor é o 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros. Este gera 204 cv de potência e 30,6 mkgf de torque. A transmissão é a mesma Steptronic de 7 marchas. Com este conjunto, a BMW anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos. Já a velocidade máxima é de 236 km/h. Já as médias de consumo ficam em 10,7 km/l na cidade, e 13 km/l na estrada.
Pacote de revisões
Por fim, cabe ressaltar que todas as versões do BMW X1 contam, de forma gratuita, com o BMW Service Inclusive (BSI) pelo período de três anos ou 40 mil km. Trata-se de um programa que oferece serviços de manutenção, com cobertura na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.
Preços do novo BMW X1 2023
- X1 sDrive18i GP: R$ 296.950
- sDrive20i X-Line: R$ 328.950
- sDrive20i M Sport: R$ 349.950