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CEO da Citroën diz que os SUVs estão com os dias contados
Mercado

CEO da Citroën diz que os SUVs estão com os dias contados

Segundo o chefe da Citroën, aerodinâmica ruim vai penalizar os SUVs, que irão perder força com a busca maior por autonomia e redução de peso

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de jan, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Citroën aposta em baterias com menos de 50 kWh para diminuir peso do carro
Crédito:Divulgação/Citroën

O sucesso dos SUVs é nítido. Em 2022, por exemplo, o segmento representou 43,84% do total de emplacamentos no Brasil. E essa ascensão não acontece apenas em território nacional. Na Europa, a categoria corresponde a 50% das vendas totais. Pois, segundo o CEO da Citroën, Vincent Cobée, os dias dos SUVs estão contados. “O mundo dos SUVs acabou. Embora os números não estejam dizendo que eu estou certo”, disse em entrevista à AutoExpress.

Para o executivo da marca francesa, as pessoas vão mudar muito a visão em relação a esses modelos. E um dos motivos é a eletrificação. De acordo com ele, outras carrocerias possuem melhor aerodinâmica – que é uma prioridade ainda maior atualmente. Em um exemplo, Cobée chegou a pontuar que o design do Citroën C4 X, por exemplo, que é um “sedã crossover”, possui desempenho melhor que um SUV em termos aerodinâmicos.  

citroen C4 X
Divulgação/Citroën

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“Em um veículo elétrico a baterias, se a aerodinâmica estiver errada, a penalidade em termos de autonomia é enorme. Você pode perder 50 quilômetros entre uma aerodinâmica boa e ruim, e entre um SUV e um sedã você fala 60/70/80 quilômetros com muita facilidade”, afirmou o CEO da Citroën.

Peso também é uma questão

Vincent continuou dizendo que a atual solução para essa questão é aumentar o tamanho das baterias. Entretanto, essa tendência não deve se estender por muito tempo. Afinal, segundo o CEO, a proposta futura é diminuir o peso dos veículos. “As pessoas vão começar a limitar o peso e tamanho das baterias, quer seja por impostos, incentivos fiscais, leis ou por vergonha. O segmento de carros subcompactos morreu pela lei e o de SUVs grandes vai morrer pela aerodinâmica e peso”, completou Vincent Cobée.

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Citroën/Divulgação

Durante a entrevista, o executivo chegou a revelar parte da estratégia da Citroën. A marca está investindo em baterias com menos de 50 kWh para seus SUVs 100% elétricos. O CEO compreende que essa proposta pode afastar a marca do desejo atual dos consumidores. No entanto, mudar a estratégia depois pode ser um risco maior.

Contradição

Seja como for, as alegações do CEO da Citroën trazem um pouco de contradição. Principalmente se prestarmos atenção no portfólio da fabricante. Em 2022, a francesa apostou forte nos utilitários e lançou o hatch C3 com características de SUV. Além disso, há outros modelos como o C4, C4 X e C5, que traz o visual de SUV cupê.

citroën
Divulgação/Citroën

Vale lembrar, ainda, que a Citroën apresentou seu mais novo conceito elétrico que mistura formas de SUV e picape. Chamado de Oli (pronuncia-se “All-e”), o jipinho tem cerca de 1.000 kg e alcança autonomia de 400 km com um pacote de baterias de 40 kWh.

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