A Renault do Brasil negou o fim da produção do Captur em São José dos Pinhais (PR). Rumores sobre o encerramento da oferta do SUV surgiram após os números de emplacamentos despencarem. Além disso, as concessionárias da marca não estão aceitando pedidos do carro. Da mesma forma, não dá para fazer a compra nem mesmo pela página eletrônica da empresa. Ou seja, é o tal do “tem, mas acabou”.
Segundo um porta-voz da Renault, a linha de produção do Captur no Brasil está mantida. Assim, a queda na oferta seria resultado da falta de peças, que “continua afetando a produção de alguns modelos”. De acordo com o porta-voz, “o Captur segue em produção e continuamos em busca de soluções” (para a falta de componentes).
Porém, o fato é que o Captur está, sim, se despedindo do mercado brasileiro. Reportagem publicada em outubro de 2022 no Jornal do Carro antecipou essa notícia. E o motivo está relacionado também à falta de peças vindas da Rússia, conforme informou a marca. Porém, o baixo desempenho de vendas também foi crucial para decretar o encerramento da produção do carro no Paraná.
Captur foi vitimado por guerra na Ucrânia
Afinal, o Captur nunca chegou a ser um campeão de vendas no Brasil. Em 2021, por exemplo, ficou de fora da lista dos 50 automóveis e comerciais leves mais emplacados. Da mesma forma, no ano passado não está nem entre os 60 mais. Em janeiro de 2023, as vendas não chegaram a 50 unidades.
A reportagem do Jornal do Carro falou com a vendedora de uma autorizada da Renault na capital paulista. Ela disse que não tinha unidades zero-km do Caputr e ofereceu uma seminova. Diante da nossa insistência, sugeriu um Duster (acima). O SUV desenvolvido pela Dacia, marca de baixo custo da Renault, tem preço inicial de mais de R$ 145 mil na versão Iconic, como o mesmo motor 1.3 turbo do Captur.
O que a Renault não contou é que um novo SUV compacto, também criado pela Dacia, já roda em testes no Brasil. Inicialmente, o carro foi flagrado na Romênia. Depois, deu as caras por aqui e sem camuflagem, conforme mostra a foto abaixo publicada no perfil @gessnermotors. O compacto substituirá o Stepway, versão aventureira do Sandero. A previsão é de que sua estreia no País ocorra no meio deste ano.
Sucessor do Captur vem aí
Além disso, o carro utiliza a plataforma modular CMF-B, que é global. Ou seja, essa base poderá dar origem a outros modelos e permite eletrificação, o que pavimentará o caminho da Renault para lançar híbridos flex em breve. Assim, o compacto será um dos cinco modelos feitos a partir dessa arquitetura. Os outros são a nova picape Oroch e o Bigster, futuro SUV que deve estrear até 2025, também em versão eletrificada, para ocupar o lugar do Captur.