Você está lendo...
Gol, Captur, ix35 e mais: os carros que vão sair de linha em breve no Brasil
Mercado

Gol, Captur, ix35 e mais: os carros que vão sair de linha em breve no Brasil

Mercado já se despediu de Honda WR-V e Suzuki Jimny, e lista vai crescer até dezembro com o fim da produção da dupla VW Gol e Voyage

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de out, 2022 · 10 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen gol sair de linha
CEO afirma que volta do Gol é falsa
Crédito:Volkswagen/Divulgação

O mercado brasileiro está prestes a se despedir de alguns modelos emblemáticos para o País. Alguns vão sair de linha por conta do baixo volume de vendas, outros por conta da nova lei de emissões do Proconve L7 e da crise de semicondutores. O fato é que o mercado como um todo está passando por grandes mudanças, ainda mais, com a arrancada de modelos híbridos e elétricos. E puxando essa lista da aposentadoria, vem o Volkswagen Gol, um dos modelos mais populares do Brasil.

Mas, antes, vale ressaltar alguns modelos que já saíram de linha neste ano. Esse é o caso, por exemplo, do Suzuki Jimny de antiga geração. Agora, a montadora só oferta o Jimny Sierra, que é importado do Japão. Logo no início do ano, a Honda aposentou o HR-V anterior, mas o SUV já retornou totalmente renovado. E o mesmo vai acontecer com o Civic em breve. Da marca, quem deixou o mercado de vez foi o WR-V. Portanto, espera-se um novo SUV compacto da marca da marca japonesa. Será?

Publicidade


Além deles, é importante citar o Fiat Uno. Após 37 anos no Brasil, o hatch compacto saiu de linha oficialmente e teve sua produção interrompida. Embora ainda apresentasse bons números, o modelo precisaria de muito investimento para se adequar às normas do Proconve L7. Dessa forma, a marca italiana decidiu tirar ele de linha, junto com Doblò e Grand Siena. Já a Mitsubishi vai aposentar o ASX, em solo nacional há 11 anos.



Modelos que darão adeus em breve

Como falamos, existem diversas razões para esses carros saírem de linha. E alguns deles vão voltar mais modernos. Esse é o caso do SUV Renault Captur, que estrou por aqui em 2017. E a Hyundai, por sua vez, se despede do ix35. Veja abaixo!

Volkswagen Gol e Voyage

VW
Volkswagen/Divulgação

Após 32 anos no mercado brasileiro, o Gol vai sair de linha em breve. Ainda não há uma previsão de quando será a saída, mas a produção do hatch deve ser encerrada em 2023. Dessa forma, ele será substituído pelo novo Polo Track, que virá como carro de entrada. Um fato interessante é que, mesmo perto da aposentadoria, o modelo tem mostrado bons números nas vendas. Em julho deste ano, por exemplo, ele chegou a emplacar mais do que a Fiat Strada, líder absoluta do mercado. Atualmente, o Gol custa a partir de R$ 77 mil e deixou de ser considerado um ”carro popular”.

Derivado do Gol, o Voyage completou 40 anos de história em 2021. Assim como o líder da Volkswagen, o Voyage sofre do mesmo problema do hatch: a desatualização. O sedã, que também apareceu recentemente no ranking de vendas, deve abandonar o mercado no ano que vem. Afinal, por se tratar de um projeto antigo, sofre por não ter itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas dois airbags.

Renault Captur

SUVs turbo Captur sair de linha
Renault/Divulgação

Prestes a sair de linha no Brasil, o Renault Captur nunca foi um sucesso de vendas por aqui. O SUV compacto sempre emplacou menos que o Duster, com o qual compartilha plataforma, componentes e motores. De acordo com as apurações, o SUV francês será descontinuado por conta da falta de peças vindas da Rússia. Afinal, após o ataque à Ucrânia, a marca deixou o mercado no País e as operações na filial. Assim, a produção do modelo em São José dos Pinhais (PR) será suspensa. Além disso, há também o baixo desempenho nas vendas.

Hyundai ix35

Hyundai ix35 frontal

Por aqui, o modelo se chama ix35. Lá fora, foi chamado de Tucson. O SUV compacto que chegou aqui em 2010 nada mais é do que a segunda geração do Tucson. Curiosamente, o modelo convive hoje com a sua terceira geração, chamada por aqui de “New Tucson”.  O Hyundai ix35 parou de ser feito na fábrica de Anápolis (GO). O motivo são os novos limites de emissões estabelecidos pelo Proconve L7.


Suzuki Vitara e S-Cross

Divulgação/Suzuki

Nos últimos dias, os modelos S-Cross e Vitara saíram silenciosamente do site oficial da Suzuki no Brasil. O motivo é que a marca japonesa, representada pela HPE Automotores no País, vai renovar a sua gama de modelos por aqui. A fabricante, inclusive, já admite essa renovação em comunicado, mas não informa quais modelos estão nos planos. De acordo com os rumores, o Brasil deve receber em breve a nova geração do S-Cross, que já está à venda na Europa e na Ásia. Além dele, espera-se também o Grand Vitara, que será o possível sucessor eletrificado do Vitara no País.

Mitsubishi ASX

Mitsubishi ASX sair de linha
Divulgação/Mitsubishi

O SUV feito no Brasil há cerca de uma década no Brasil – e que foi rebatizado de Outlander Sport em 2020 – recebeu sua segunda geração na Europa. O compacto, inclusive, agora é irmão gêmeo do novo Captur europeu. utilitário da marca japonesa é um dos primeiros modelos da nova fase da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ele estreia já com versões híbridas – tem conjunto leve de 48 volts e plug-in que recarrega em tomadas. A produção será feita na fábrica da Renault em Valladolid, na Espanha. No Brasil, fica a expectativa do que acontecerá com a atual geração do ASX, à venda com o nome Outlander Sport. O modelo é feito na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO).

Chevrolet S10

Chevrolet S10 Z71
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Pois é, a atual geração da Chevrolet S10 está com os dias contados no Brasil. Tal como contamos aqui no Jornal do Carro, a General Motors revelou nos Estados Unidos a nova Chevrolet Colorado, irmã da S10 – que é feita em São José dos Campos, interior de São Paulo. No entanto, nesta nova geração, as duas picapes vão passar por uma unificação de projetos. Ou seja, a S10 vai seguir as mudanças da Colorado. O novo utilitário começa estreia nos EUA no início de 2023. No Brasil, por outro lado, a nova S10 só deve chegar entre o fim de 2023 e o início de 2024.


Ford Ranger

Assim como sua rival da GM, a atual geração da Ford Ranger também vai sair de linha. A picape média estrou no mercado brasileiro em 1994 e desde então emplacou bons números para a marca norte-americana. A nova geração da Ranger já está confirmada para o Brasil e tem um visual bem parecido com a irmã menor Maverick, bem como da grandalhona F-150 da qual também emprestou a mecânica. Contudo, vale frisar que a produção da novata deve acontecer neste ano na Tailândia e na África do Sul. No Brasil, não chega antes de 2023 – importada da Argentina.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião