A Volkswagen Saveiro surgiu novamente em testes. O flagra foi feito pela jornalista Giu Brandão, do canal Mundo Sobre Rodas. Nele, a picape aparece ainda com bastante camuflagem. Entretanto, a novidade é que as imagens mostram a versão com cabine simples. Ou seja, a versão voltada ao trabalho (veja o vídeo abaixo). Dessa forma, conforme antecipamos no Jornal do Carro, a picape terá nova reestilização e chega neste ano como linha 2024.
O vídeo publicado por Giu Brandão em seu perfil no Instagram mostra a traseira da picape que, ao que parece, não terá grandes alterações. As lanternas, por exemplo, devem manter o formato atual. No máximo, haverá um rearranjo das luzes. O para-choques, entretanto, terá leve redesenho. Com isso, o espaço para a placa vai aumentar.
Vale lembrar que, embora acumule atualizações ao longo dos anos, a VW Saveiro – principal concorrente da Fiat Strada – ainda está na terceira geração, que estreou há mais de uma década. Ou seja, a picape será o único modelo feito sobre a plataforma PQ24, que veio em 2001 com a quarta geração do Polo. A mais recente atualização no visual foi feita em 2016.
Outro flagra mostrou cabine dupla
O flagra anterior, feito no fim de janeiro, aconteceu perto da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O utilitário foi visto com cabine dupla e santantônio na configuração Cross. Além disso, confirmou que a picape manterá o porte atual. A dianteira deve concentrar a renovação inspirada no novo Polo Track e no SUV Taos. Com isso, a VW vai descolar da picape a imagem do Gol, que saiu de linha e do qual a Saveiro deriva.
O para-choques, por exemplo, será redesenhado com destaque para a entrada de ar inferior maior que no modelo atual. A grade também está claramente mais pronunciada. Com isso, dois filetes sustentam o logotipo, que deve ser atualizado para o formato “2D”. Os faróis não devem mudar muito. Além disso, a iluminação terá luzes halógenas.
Motor não muda
Na mecânica, contudo, nada deve mudar. Ou seja, motor 1.6 MSI 16V flexível. De acordo com a VW, a potência máxima é de 116 cv e o torque alcança 16,1 mkgf. Da mesma forma, o câmbio manual de cinco marchas deverá ser o único disponível na picapinha. Mas rumores sugerem um câmbio automático de seis velocidades para a Saveiro 2024.