Você está lendo...
Saveiro renovada é flagrada em testes perto da fábrica da VW
Mercado

Saveiro renovada é flagrada em testes perto da fábrica da VW

Próxima VW Saveiro terá nova grade e para-choques dianteiro e traseiro como parte da linha 2024, porém o motor 1.6 de até 116 cv deve ser mantido

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

13 de jan, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Saveiro
Saveiro é o único modelo da família que ainda resiste após aposentadoria de Gol e Voyage
Crédito:Motor1/Reprodução

A Volkswagen já testa a nova Saveiro no Brasil. Portanto, não surpreende o flagra feito recentemente. A picape rodava perto da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Embora estivesse coberta com adesivos para esconder as linhas da carroceria, dá para ver que o modelo manterá o porte atual. Porém, partes como a dianteira foram renovadas.

Motor1/Reprodução

Conforme fica claro nas fotos publicadas pelo Motor1, a nova Saveiro terá dianteira inspirada no novo hatch Polo Track e no SUv Taos. Com isso, a VW busca descolar a imagem da picape à do Gol, que acaba de sair de cena e do qual a Saveiro deriva. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado, com destaque para a entrada de ar inferior maior que a do carro atual (abaixo).

Publicidade


Além disso, a grade está bem mais pronunciada. Agora, dois filetes sustentam o logotipo, que deve ser atualizado para o formato 2D.

picapes setembro
Volkswagen/Divulgação

Ainda na parte da frente, o para-choque parece ter sido recuado. Isso aumenta, portanto, o ângulo de entrada da picape, algo importante no segmento. Seja como for, os faróis não devem mudar muito. Além disso, a iluminação continua sendo feita por luzes halógenas.


Na traseira, ao menos ao que parece, as lanternas devem manter o atual formato. No máximo, houve um rearranjo na disposição das luzes. O para-choque de trás, entretanto, ganhou leve redesenho. Com isso, o espaço para a placa cresceu.

Saveiro
Motor1/Reprodução

Embora a Saveiro flagrada tivesse santantônio da configuração Cross, ainda não dá para saber se a picape terá esse item nas versões com cabine dupla. Vale ressaltar que a atual Robust não traz o equipamento.


Novas linhas, velha geração

Embora venha recendo atualizações ao longo dos anos, a rival da Fiat Strada ainda é da terceira geração, lançada há mais de uma década. Assim, utiliza a plataforma PQ24, que veio em 2001 na quarta geração do Polo. A mais recente atualização no visual foi feita em 2016.

Agora, portanto, a picape deve fazer evoluções também na parte interna. Como resultado, dá para esperar, por exemplo, um sistema multimídia mais moderno. Bem como novos equipamentos.

Sobre o trem de força, todavia, nada deve mudar. Ou seja, o 1.6 MSI 16V, que foi atualizado para atender as regras de emissões e ruídos do Proconve L7, continuará em cena. Segundo a VW, a potência máxima é de 116 cv e o torque, de 16,1 mkgf. Da mesma forma, o câmbio manual de cinco marchas é o único disponível para a picapinha.




Desse modo, ao menos por ora a Saveiro não terá o esperado sistema híbrido flex no qual a Volkswagen vem trabalhando há algum tempo. Assim, a expectativa é de que a versão de produção da picape flagrada em São Paulo seja lançada em breve, mas como parte da linha 2024.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião