A Peugeot deu mais um passo em seu plano de eletrificação veicular. Ou seja, a marca acaba de lançar os SUVs 3008 Hybrid e o 5008 Hybrid. Segundo a marca, com o sistema híbrido a redução do consumo de gasolina pode chegar a 15%. Os dois modelos têm tecnologia híbrida leve, com baterias de 48V. Além disso, há novo motor a gasolina de 136 cv. Além disso, o câmbio automatizado une duas embreagens a um motor-gerador elétrico.
Antes disso, em janeiro, a Peugeot já havia anunciado que teria ao menos uma versão eletrificada de cada um de seus modelos até 2025. No mesmo sentido, a marca quer que toda sua linha de carros à venda na Europa seja 100% eletrificada até 2030.
Como é o sistema elétricos dos SUVs
Assim, o motor dos novos 3008 e 5008 híbridos é o 1.2 PureTech a gasolina, de três cilindros, com turbo e que funciona no Ciclo Miller. Desta forma, gera 136 cv de potência a 5.500 rpm e 23,45 mkgf de torque às 1.750 rpm. Por exemplo, o motor 1.6 turbo do Peugeot 3008 vendido no Brasil gera números parecidos, embora tenha maior capacidade. Ou seja, 165 cv e 24,5 mkgf, respectivamente.
Além disso, o novo conjunto traz o câmbio e-DCS6, de dupla embreagem e seis marchas. O sistema tem motor elétrico combinado, para substituir o DCT de oito velocidades, utilizado até então. Esse motor elétrico síncrono de imã permanente, que atua como gerador, pode gerar potência extra de 21 kW. Em outras palavras, são cerca de 28 cv e 5,6 mkgf.
Há ainda a bateria-inversor de 48V, de íons de lítio, que está montada sob o banco do motorista. Aliás, na cabine há novo painel de instrumentos digital. Essa tela vai exibir dados sobre o fluxo elétrico. O sistema tem ainda alerta por som para pedestres, com o carro rodando em velocidades de até 30 km/h.
Modo 100% elétrico automático
Na prática, o funcionamento do sistema híbrido-leve da Peugeot é parecido com o utilizado pela Honda no Civic Híbrido. A nova geração do sedã vem da Tailândia e tem preço sugerido de R$ 244.900. Desta forma, não é o motorista quem escolhe o modo de funcionamento, mas sim a eletrônica do carro.
Sendo assim, o dispositivo utiliza sensores de movimento e dados de velocidade, entre outros. Dessa forma, define quando o motor a combustão deve funcionar e quando ficará desligado, dando lugar ao sistema elétrico.
Segundo a Peugeot, os SUVs 3008 e 5008 híbridos atuam no modo 100% elétrico em manobras de estacionamento. Assim como em até 50% do trajeto urbano em velocidades moderadas. Também atuam no modo puramente elétrico de cruzeiro, na rodovia, até o limite de 145 km/h. Por fim, há o modo de boost elétrico. Ou seja, quando o motorista pisa fundo no acelerador, o sistema elétrico entrega 12 cv extras (9 kW), chegando a 148 cv.
Gastam e poluem menos na cidade
Segundo a Peugeot, o 3008 e 5008 híbridos podem reduzir o consumo em até 100 km/l na comparação com SUVs a gasolina de mesmo porte. Assim, essa redução se dá principalmente em trajetos urbanos; Assim, e uso rodoviário o consumo é semelhante ao de 3008 e 5008 tradicionais. Também por isso, segundo a Peugeot, emissões de poluentes são reduzidas a 126 g de CO2/km no 3008 e 128 g no 5008.
SUVs híbridos chegam ao Brasil?
Segundo a Peugeot, 3008 e 5008 híbridos chegam às lojas da Europa, “em breve”. Ainda em 2023, a marca pretende estrear o e-3008, nova geração do SUV médio totalmente elétrico, com autonomia de até 700 km. No entanto, não há informações sobre o lançamento em outros mercados, incluindo o Brasil.
Ainda assim, é possível esperar que esses modelos sejam importados ao nosso mercado, já que a fabricante tem metas globais de eletrificação. Atualmente, o hatch e-208 GT, a partir de R$ 264.675, e o SUV e-2008, a R$ 259.990, estão à venda no Brasil. Aliás, o e-2008 é um dos SUVs elétricos mais baratos à venda no mercado nacional, atrás apenas do JAC e-JS4, cujo preço é de R$ 249.900.