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Peugeot e-2008 elétrico chega ao Brasil, veja o preço
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Peugeot e-2008 elétrico chega ao Brasil, veja o preço

Nova geração do Peugeot 2008 estreia em versão elétrica com autonomia de 345 km; SUV tem mesmo conjunto do irmão e-208, com 136 cv de potência

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

08 de nov, 2022 · 10 minutos de leitura.

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Peugeot e-2008 teve redução no preço pela segunda vez
Crédito:Peugeot/Divulgação

A Peugeot acaba de lançar seu terceiro modelo elétrico no Brasil, o e-2008. Trata-se da nova geração do SUV compacto que vem para aumentar a lista de veículos a baterias da Stellantis no País. Com um pacote completo de recursos semiautônomos, o modelo impressiona pelo preço, de R$ 259.990 – menos que o novo Chevrolet Bolt. Ou seja, é inferior aos valores do irmão e-208, hatch elétrico da marca que estreou em setembro do ano passado por aqui. Seja como for, o e-2008 é o segundo SUV elétrico mais barato à venda no mercado nacional. Na frente dele, há apenas o JAC e-JS4 pelo valor de R$ 249.900.

Diferentemente da atual geração do Peugeot 2008 à venda no Brasil, com motor a combustão, o e-2008 tem a nova plataforma e-CMP. Enquanto o 2008 flex nacional usa a base PF1. Assim, além da missão de eletrificar a Peugeot e a Stellantis – que prometem lançar mais dois modelos elétricos até 2023 -, o SUV elétrico mostra o visual mais moderno da montadora francesa. Ou seja, exibe as linhas do modelo à venda na Europa desde 2021.

Peugeot e-2008
Peugeot e-2008 traz lanternas em LED – Divulgação/Peugeot

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Motor do e-208

Sob o capô, o e-2008 conta com um motor elétrico e as mesmas baterias de 50 kWh usadas pelo e-208. Dessa forma, o SUV oferece 136 cv de potência e torque de 26,5 mkgf, que são entregues de forma imediata. Com esse conjunto, a velocidade máxima é de 150 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 9,9 segundos.  

O Jornal do Carro teve a oportunidade de dar uma volta em ciclo urbano no novo modelo. E embora não tenha sido suficiente para testar o desempenho, o carro se mostrou bem confortável nas primeiras impressões. Ao todo, ele traz três modos de condução. O primeiro é o Sport, que prioriza o desempenho. Em seguida, temos o Normal (ideal para o dia a dia) e o Eco, que foca em otimizar a autonomia que, por sinal, é de 345 km no ciclo WLTP.

As rodas são diamantadas de 18 polegadas – Divulgação/Peugeot

Além de possuir um plug para carregadores de estação ultrarrápida e Wallbox (carregador de parede), o e-2008 também pode ser ”abastecido” em tomadas convencionais. Ou seja, de 220V. De acordo com a marca, o SUV precisa de apenas 30 minutos para atingir 80% nas estações rápidas. Já no Wallbox, ele consegue alcançar uma carga completa em cerca de 6h. Por sua vez, em tomadas residenciais, ele demora em média 25h para atingir 100% da bateria.



Visual moderno

Em relação ao design, o e-2008 mantém a marca registrada da Peugeot. Portanto, herda muitas características do e-208. Na dianteira, por exemplo, o modelo vem com acabamentos cromados e as famosas presas do leão, que tem função de luzes diurnas. Além disso, destaque para os faróis em Full LEDs e para a grade, que vem com detalhes na cor da carroceria. Ao todo, são 5 opções de cores, sendo elas: Laranja Sunset (única gratuita), Cinza Artense e Preto Perla Nera (metálicas) e Azul Vertigo e Branco Nacré (perolizadas).  

Peugeot e-2008
Divulgação/Peugeot

Seja como for, o SUV traz um visual mais parrudo em relação a geração anterior. Nas laterais, vemos rodas diamantadas de 18 polegadas, bem como o emblema ‘e’ em azul – que define o motor elétrico. A Peugeot, inclusive, destaca a boa altura do SUV em relação ao solo. Os retrovisores têm acabamento em preto brilhante, assim como o teto que possui abertura panorâmica. Terminando o 360°, a traseira mostra as tradicionais lanternas em LED, que são divididas em três linhas verticais. Elas são conectadas por uma faixa horizontal em preto, que liga o modelo de ponta a ponta.

Na cabine

No interior, o e-2008 é bem moderno. Ele conta com a mesma receita dos últimos anos com o chamado i-Cockpit. Ou seja, traz um volante menor com design esportivo, cluster 100% digital com resolução 3D e botões no painel que lembram teclas de piano. A central multimídia é a maior e tem 10 polegadas. Mas, a conexão para Android Auto e Apple Carplay é feita apenas por fio. Há também ar-condicionado automático digital, controles de estabilidade e tração, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema de som com 4 alto-falantes. Logo abaixo do painel, há um compartimento que guarda o carregador por indução. Além disso, há também luzes de ambientação com opções de 8 cores.

Peugeto e-2008
Cluster é 100% digital e possui resolução 3D – Divulgação/Peugeot

O destaque ainda vai para a transmissão automática que tem um novo seletor, como uma espécie de alavanca. Nela, há um botão específico com a função ”B Mode”. Em outras palavras, é o já conhecido sistema One Pedal. Este promove a desaceleração do carro assim que o condutor tira o pé do acelerador. Assim, otimiza a regeneração da bateria.

Sobre espaço, o carro não decepciona. Embora tenha uma bateria de 220 litros no assoalho, o modelo conta com um amplo ambiente. Principalmente, nos bancos de trás. Nas medidas, ele é 14 cm maior que o 2008 atual, com 4,30 metros. No mais, tem 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, tem 434 litros de capacidade.

Divulgação/Peugeot

Assistência ao motorista

Por fim, o Peugeot e-2008 traz diversos assistentes de condução semiautônoma. O pacote é o ADAS nível 2 e oferta recursos como piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego e alerta e correção de permanência em faixa. No mais, o SUV tem 6 airbags.

Divulgação/Peugeot

Disponível para assinatura

Já no lançamento do e-2008, a Peugeot confirmou que ele estará disponível para planos de assinatura. O processo será feito através da Flua!, empresa de mobilidade da Stellantis no Brasil. O serviço engloba mensalidades fixas e o condutor não precisa se preocupar com a documentação. Como é o caso, por exemplo, do IPVA, impostos, seguro e manutenções periódicas. Além disso, há também assistência 24h em todo o país. Os planos, segundo as informações, partem de R$ 199 por dia e R$ 5.999 mensais.


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