A Mitsubishi Motors apresentou uma ofensiva ambiciosa para o futuro próximo. A marca japonesa confirmou o lançamento de 16 novos modelos para os próximos cinco anos. E o primeiro teaser desse pacotão de novidades já foi revelado. Nele, destaque para a enxurrada de modelos elétricos e híbridos de diversos segmentos, como “kei cars”, minivans e SUVs. Mas a cereja do bolo é a picape média L200 que, enfim, terá uma nova geração.
A picape renovada deve chegar ainda neste ano – já como linha 2024. Embora haja especulações e até flagras pela internet, a Mitsubishi Motors prefere manter segredo. Entretanto, o teaser em questão evidencia alguns detalhes, como o apelo mais esportivo, composto por rack de teto, caixas de roda com moldura plástica e santantônio, por exemplo.
Mesmo sob um pano preto, dá para notar que a L200 será quase gêmea da Nissan Frontier (ou Navara em alguns países). Afinal, compartilharão a mesma plataforma da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Na nova geração, a picape da Mitsubishi – que já serviu de base para modelos como Fiat Fullback e RAM 1200, entre outros – promete mais robustez na sexta geração. E apesar da arquitetura compartilhada, ambas devem se diferenciar no acabamento.
Em relação ao estilo, a nova L200 deve manter alguns traços da Frontier (conforme a projeção acima). Desse modo, a assinatura luminosa tem o mesmo conjunto óptico em ambas. É, portanto, dividido em duas partes: luzes diurnas (com DRLs de LEDs) e faróis na parte inferior. No mais, ao contrário da Nissan, a picape da Mitsubishi deve abusar um pouco mais dos vincos na carroceria. No entanto, o para-choque dianteiro será mais liso.
Mecânica
Em relação à mecânica, por enquanto ainda não há nada de concreto. A princípio, opções híbridas completas e do tipo plug-in estão garantidas, afinal, este é o caminho natural nos mercados com controles mais rígidos de emissões de poluentes.
Em seguida, mais adiante, a Mitsubishi Motors terá uma nova picape, esta totalmente elétrica. Tem silhueta diferente da unidade movida a combustão. Por ora, não se sabe se ambas conviverão, o que parece ser mais factível, pelo menos até 2030.
A fabricante confirmou que vai aumentar em 30% os investimentos e gastos com Pesquisa e Desenvolvimento. A partir de 2026, cerca de 70% dos aportes serão destinados à eletrificação. Da mesma forma, TI e novos negócios irão se beneficiar. Até 2030, a Mitsubishi Motors investirá 210 bilhões de ienes (R$ 8,25 bilhões) em baterias de 15 GWh. Assim, espera vender 1,1 milhão de veículos por ano. Desse total, 50% serão eletrificados até 2030 e 100% até 2035.