Depois de aparecer em flagras, o SUV elétrico Kia EV9 finalmente teve as primeiras imagens divulgadas pela montadora sul-coreana. O destaque fica com a similaridade entre o conceito apresentado meses atrás. Nesse sentido, a diferença está apenas no interior com o padrão visto em outros elétricos de Kia e Hyundai. O Jornal do Carro, aliás, publicou um flagra recente do modelo, que parecia estar em uma filmagem para a estreia.
O visual, portanto, é o ponto alto do utilitário, que tem 4,93 metros de comprimento e sete lugares a bordo. O desenho se manteve fiel ao do conceito e traz um ar futurista, com forte personalidade. Recortes brutos e angulares dão a imagem de imponente ao modelo, além da frente limpa e com uma barra cromada, que acompanha toda a “grade”.
Na traseira, a tampa do porta-malas agora ostenta o logo “EV9“, o que não era possível ver no conceito, bem como também a linha divisória entre a carroceria e a tampa, antes quase imperceptível. O estilo quadrado remonta à grandes sucessos da Kia, como por exemplo o modelo Soul, cujas vendas começaram no Brasil em 2010.
Maçanetas embutidas na carroceria, teto “flutuante” e apliques pretos ao redor do carro dão a impressão de que o SUV pareça menor do que realmente é, e completam o desenho. Além disso, abaixo das portas, um estribo cromado pode ser visto.
O EV9 em detalhes
O SUV à baterias, que utiliza a mesma plataforma E-GMP desenvolvida pela Hyundai, também terá como “irmãos” os modelos Hyundai Ionic 5 e Genesis GV60, uma vez que todos usam a mesma plataforma.
Por dentro, o contraste com o exterior futurista se dá pelo interior similar aos demais modelos elétricos do grupo Kia/Hyundai, uma vez que conta com presença de telas de 12,3 polegadas, posicionadas uma ao lado da outra, compondo o painel. O seletor de marchas fica na coluna de direção, atrás do volante.
Com 7 lugares, o SUV possui 3 fileiras de assentos, sempre com dois bancos individuais disponíveis. O destaque fica para opção de movimentar as duas poltronas individuais, como é possível ver na imagem abaixo.
Por ora, a Kia não revelou detalhes técnicos. Mas a expectativa é de que o EV9 tenha um pacote robusto de baterias com 77 kWh, o que renderá uma autonomia de cerca de 540 km. O número é maior, por exemplo, que no sedã EV6, que já está à venda com autonomia de 526 km. A expectativa que a força do powertrain esteja entre 150 a 300 kw, entretanto, tais dados aguardam confirmação. A produção do EV9 está prevista para o ano de 2024.
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!