A Volkswagen revelou seu novo carro elétrico de entrada, o ID.2. Tal como contamos no Jornal do Carro, o modelo antecipa a nova geração do hatch médio Golf, que continuará em linha em versão totalmente elétrica. O novo modelo ficará posicionado abaixo do ID.3, já em testes no Brasil. Entretanto, o que chama atenção é o preço inicial próximo de 25 mil euros, cerca de R$ 140 mil na conversão atual. Ou seja, mostra a meta da VW de popularizar os carros a baterias.
Previsto para estrear em 2025 na Europa, o conceito ganhou nome temporário de ID.2 All. Apresentando a nova linguagem visual da VW, ele é feito com base na plataforma MEB. Entretanto, será o primeiro modelo sobre essa arquitetura com tração dianteira. Assim, vai contar com um motor elétrico capaz de gerar até 226 cv de potência.
Com esse conjunto, o ID.2 será capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos. Já a velocidade máxima será de 160 km/h. Por fim, de acordo com a marca, o modelo terá uma autonomia robusta de 450 km no ciclo WLTP. Até o momento não há informações sobre a capacidade da bateria. Mas a promessa é de que o hatch consiga atingir de 10% a 80% em apenas 20 minutos nas estações de recarga rápida.
Homenagem ao Golf
Durante a apresentação, a Volkswagen afirmou que o ID.2 será “tão espaçoso quanto um Golf e tão econômico como um Polo”. Embora não tenha confirmado as medidas, espera-se que o hatch elétrico tenha 4,05 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,60 m. Assim, terá um bom espaço interno mesmo sendo pouco menor que o Golf.
Além disso, os dados apontam que o ID.2 terá um porta-malas generoso de 490 litros, mas pode chegar até 1.330 litros com o banco traseiro rebatido. Ou seja, terá compartimento maior que o de muitos SUVs compactos da atualidade.
Em relação ao design, as colunas traseiras do ID.2 claramente prestam homenagem ao primeiro Golf. A carroceria também chama atenção pela simplicidade. Na dianteira, destaque para os faróis conectados por uma faixa iluminada. O mesmo acontece na traseira, que tem desenho mais quadrado.
Cabine moderna
O interior, por sua vez, traz um visual minimalista e moderno. No painel, há o multimídia flutuante com tela de 12,9″ que comanda a maioria das funções do carro. Abaixo, há os comandos para o ar-condicionado. Outro destaque é o painel de instrumentos digital de 10,9″. O modelo ainda conta com Head-Up Display, carregador por indução para smartphones, faróis matriciais de LEDs e recursos de condução semiautônoma.
“Estamos transformando a empresa de forma rápida e fundamental. E o ID.2 mostra para onde queremos levar a marca: perto do cliente, com tecnologia de ponta e design fantástico. Estamos em ritmo acelerado para levar a mobilidade elétrica às massas”, declarou o CEO da divisão de carros de passeio da Volkswagen, Thomas Schäfer.
Outros lançamentos elétricos da VW
Vale lembrar que o ID.2 é apenas um dos dez novos carros elétricos que a Volkswagen vai lançar até 2026. A alemã já confirmou o lançamento do novo ID.3, de uma versão maior do ID.Buzz (a Kombi elétrica) e do ID.7, que vai substituir o Passat. Além disso, a VW prometeu um SUV compacto que custará menos de 20 mil euros. Assim, a fabricante está mais perto do objetivo de ter uma participação de 80% de carros elétricos na Europa.